13 de mar de 2013

PERUIBE – UMA DAS BELAS PRAIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO




Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, a cidade de Peruíbe fica a 137 km da Capital paulista........o nome Peruíbe é derivado da palavra indígena Iperuiybe, que significa “rio do tubarão”. 


Algumas versões diferentes sobre a origem do nome são apontadas por historiadores..........uma delas é a saudação dos meninos indígenas que ao receber os portugueses diziam Pêro – Yba...........que em Tupi significa “Seja bem vindo”.


 Outros sustentam que a denominação estaria relacionada ao nome de um cacique da aldeia dos índios Pátria dos Tapuias.........sendo seu principal cacique conhecido por Piriri Goa ObYg.

Peruíbe tem em seu território o morro de Peruíbe........a serra de Itatins e grande número de rios como o Branco, Guaraú e o Preto...........sendo que às margens deste último estão localizadas as jazidas da Lama Negra medicinal e da água polimineral sulfurosa utilizadas no tratamento de doenças reumáticas e dermatológicas.


Algumas ilhas completam a paisagem da região, sendo que a mais famosa é a ilha da Queimada Grande.........pode ser avistada da praia em dias claros, e abriga a temida cobra hermafrodita jararaca ilhoa........considerada um dos maiores serpentários naturais do mundo.

As outras ilhas são a da Queimada Pequena.........muito procurada para a pesca submarina, a do Guaraú..........excelente para pescarias e a Grande..........onde ancoravam as naus que faziam o tráfico de indígenas no século XVI.

Praia do Costão - Localizada entre a encosta da Serra dos Itatins e a foz do Rio Preto. De singular beleza, com bica natural de água da Serra dos Itatins e um visual panorâmico admirável.

Praia da Barra do Uma - Pode-se desfrutar de toda beleza oferecida pela Estação Ecológica Juréia- Itatins, observando rios, costões e lindas ilhas. Ótima para acampar, tem 2.150 m de extensão.


 Praia do Guaraú - Está a 7 km da cidade e tem 1.527 m de extensão......possui rio, costão e ilhas......ótima para pescaria.


 Prainha - Com águas calmas.......ideal para pesca de arremesso, fotografias e contemplação.........existe nos costões rochosos desta praia um pequeno forte..........seu acesso é pela estrada do Guaraú, altura do km 3.

Praia do Índio - Denominada também como Praia do Pesqueiro.........fica entre o Costão e a Prainha.........seu nome deve-se ao fato de que, há alguns anos, um índio morava solitário numa fenda na rocha.

Praia do Caramborê - Localizada no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins, o acesso se dá através da estrada Guaraú – Una ou pela Trilha do Imperador.......sua extensão é de 543 metros de areia batida e a largura média de 107,5 metros não possuindo ocupação de entorno.......águas mansas e esverdeadas.


 Bulevar Anchieta - Formado por calçadões, bancos e jardins, trouxe um novo aspecto ao centro da cidade, revitalizando-o. Ao mesmo tempo, racionalizou o sistema viário local, dando mais segurança e comodidade aos pedestres.

Estrada do Guaraú - Antigo Caminho do Correio do Imperador, liga a parte central da cidade a do Guaraú e dá acesso à Barra do Uma........à corredeira do Perequê........à Cachoeira do Paraíso e à Estação Ecológica Juréia-Itatins.

Perequê - As Corredeiras do Perequê estão no limite da Reserva Ecológica Juréia-Itatins e são uma pequena amostra da grandeza da nossa fauna e flora.

Praias da Estação Ecológica Juréia-Itatins

Guarauzinho - Possui areias finas e localiza-se após o Rio Guaraú.......é utilizada apenas para pesquisas científicas e de educação ambiental.

 Arpoador - Fica ao sul, após o Guarauzinho......há uma base/alojamento para estudiosos e pesquisadores........o acesso é por trilha e se dá mediante autorização da Secretaria do Meio Ambiente.

Parnapuã - Seu acesso é feito por uma trilha após a travessia do Rio Guaraú..........areia fina e firme.........somente três famílias caiçaras residem no local...... sua utilização é apenas para pesquisas e educação ambiental.

Brava - Tem 279 m de extensão e 59 m de largura média....... areia é fina e as ondas grandes e constantes........apenas duas famílias caiçaras residem no local....... acesso também é por trilha após travessia do Rio Guaraú.

Desertinha - O acesso se dá pela Estrada do Uma...........sua extensão é de 319 m, com largura média de 69m.......areia é fina e firme........ondas médias e constantes........utilizada apenas para pesquisa científica e educação ambiental.


Juquiazinho - O acesso se dá através do Rio Guaraú........com 1.310 m de extensão e 57,50 m de largura média........a praia tem ondas médias e areia firme e fina.


Ruínas do Abarebebê - Tombada pela CONDEPHAAT..............é um patrimônio histórico e marco da época da colonização......sua visitação é acompanhada por guias mirins.