11 de nov de 2012

BELO HORIZONTE / MG /Brasil - BH PARA OS ÍNTIMOS


Foi organizada, a planta geral da futura cidade dispondo-se na parte central, no local do atual arraial, a área urbana, de 8.815.382 m², dividida em quarteirões de 120 m x 120 m pelas ruas, largas e bem orientadas, que se cruzam em ângulos retos, e por algumas avenidas que as cortam em ângulos de 45º.   Trecho do Decreto nº 817 de 15 de abril de 1895.

“.......Às ruas fiz dar a largura de 20 metros, necessária para a conveniente arborização, a livre circulação dos veículos, o trafego dos carros e trabalhos da colocação e reparações das canalizações subterrâneas. Às avenidas fixei a largura de 35 metros, suficiente para dar-lhes a beleza e o conforto que deverão, de futuro, proporcionar à população (…) “ engenheiro Aarão Reis

Projetada pelo engenheiro Aarão Reis , entre 1894 e 1897........Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades brasileiras planejadas......... seu traçado incluiu uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal........quarteirões de dimensões regulares....amplas avenidas oblíquas........ inúmeros espaços públicos e praças e uma avenida em torno de seu perímetro.......a Avenida do Contorno.

O projeto da cidade foi inspirado nas modernas cidades da época.........Paris e Washington.

Quando a construção do projeto foi iniciada, seus idealizadores previam que a cidade alcançaria a marca de 100 mil habitantes apenas quando completasse 100 anos........hoje....... Belo Horizonte tem quase 115 anos e uma população de 2.375.444 habitantes. - Censo 2010 

Na década de 1940, o prefeito Juscelino Kubitschek.........resolve urbanizar a região da Pampulha, com sua lagoa artificial..........o conjunto arquitetônico contou com a participação do arquiteto Oscar Niemeyer.......... o paisagista Burle Marx......e o  pintor Cândido Portinari e os escultores Alfredo Ceschiati......August Zamoyski e José Pedrosa.

Hoje a Pampulha é considerada um marco da arquitetura moderna..........Niemeyer e Belo Horizonte tiveram projeção internacional a partir da construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
 BH .....como é carinhosamente chamada, é linda ....clara e muito arborizada e  tem inúmeros pontos turísticos......destacamos aqui apenas alguns.

PONTOS TURISTICOS


MERCADO CENTRAL - Inaugurado em 1929.......ocupa uma área privilegiada na região central de Belo Horizonte.....reúne cerca de 400 lojas que oferecem uma variedade de produtos.

"Na cidade planejada, o lugar mais democrático é, sem dúvida, o mercado, onde todos vão comprar, vender, negociar e saber das novidades. Assim como na antiga capital, Ouro Preto, onde as fontes d'água além da função principal de abastecer, cumprem papel social - pois são os locais onde se fica sabendo o que aconteceu, acontece e estar por vir - também no Mercado Municipal de Belo Horizonte a notícia corre”   www.mercadocentral.com.br

CENTRO DE CULTURA TAL - obra de 1914...........nspirada no estilo arquitetônico neogótico português.........a edificação só se tornou centro cultural em 1997.
 CASA DO BAILE – obra de 1943.......construção de fachada diferenciada por suas formas circulares e sinuosas, projetada por Oscar Niemeyer.....na época da inauguração, o local funcionava com um dos principais salões de dança de Belo Horizonte.

                                                               CASA DO BAILE




IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - conhecida como igrejinha da Pampulha....... nas dependências internas da igreja encontram-se 14 painéis de Cândido Portinari.....retratando a via sacra......a arquitetura da igreja é feita com arcos que lembram as montanhas de Minas Gerais........decorados com belíssimos mosaicos em azul e branco......mantém presente os trabalhos de Oscar Niemeyer.......Burle Marx......Ceschiatti e Portinari.





MUSEU DE ARTE DA  PAMPULHA -   obra de Oscar Niemeyer....... inaugurada como cassino.......partir de 1957, tornou-se museu....hoje está em reformas e fechado para visitação.

PRAÇA DO PAPA - mirante com uma das melhores vistas de Belo Horizonte...... encontra-se a mil e cem metros de altitude.

PRAÇA DA ESTAÇÃO OU PRAÇA RUI BARBOSA - foi agraciada com o primeiro relógio público, ao alto de sua torre.....seu prédio é de estilo neoclássico, com estátuas de bronze lembrando os inconfidentes e dois leões de mármore.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO -  o espaço conta com milhares de documentos dos períodos colonial, imperial e republicano....além de impressos e manuscritos, o Centro reúne mapas, plantas, filmes, gravuras, folhetos, livros e periódicos.

MINEIRAO - foi inaugurado em 1965.......o estádio está entre os maiores do mundo.....o lugar tem capacidade para cerca de 80 mil espectadores......atualmente está fechado para obras de preparação para a Copa de 2014.....a previsão é de que depois das obras, o estádio diminua sua capacidade para 69 mil pessoas.

MINEIRINHO - funciona desde 1980.....tem capacidade para 25 mil pessoas....embora seja destinada ao incremento do esporte especializado...... abriga também  eventos culturais, convenções, palestras e festas.

MUSEU DA HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO DO BRASIL - 1º Museu da História da Inquisição do Brasil.... acervo conta com painéis, gravuras, documentos, livros, objetos antigos do século XVI a XIX..........pinturas de artistas como Francisco Goya e Bernard Picart e réplicas de alguns equipamentos de tortura em tamanho real como o garrote, pôtro e polé........oferece tambem sistema de multimídia para apresentação de filmes e documentários sobre a história da inquisição.

MUSEU DAS MINAS E DO METAL - propõe muita interatividade para que o público conheça e compreenda os processos de transformação dos minérios....junto a todo esse processo, conta  a história de Minas Gerais – o estado das pedras e metais preciosos.....o  acervo virtual do museu impressiona pela riqueza....são 18 salas de exposição e 44 atrações em 2D e 3D.

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS - primeiro museu brasileiro a se dedicar exclusivamente ao tema das artes, dos ofícios e do trabalho no país..... funciona nos prédios históricos da Estação Central de Metrô da capital mineira.....seu acervo, com mais de 2.150 peças, conta com objetos e documentos dos séculos XVIII e XIX que mostram a riqueza da produção pré-industrial.

MUSEU MINEIRO – o prédio de estilo eclético e predominância de elementos neoclássicos...... foi construído no final do século XIX......antiga sede do Senado Mineiro......abriga hoje notável coleção de Arte Sacra Colonial.

PRESÉPIO DO PIPIRIPAU - o Presépio do Pipiripau fica no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG......produzido pelo artesão Raimundo Machado.......do interior de Minas Gerais......o presépio começou a ser montado em 1906, quando Raimundo tinha apenas 12 anos.....hoje, o trabalho tem 45 cenas do nascimento do menino Jesus...... o presépio ocupa 20 metros quadrados de área e conta 586 peças sincronizadas que contam a história da vida e morte de Jesus Cristo, atrelada ao cotidiano de uma cidade.

RUA DO AMENDOIM -  Uma curiosidade peculiar.......existe  boatos de que se pararmos o carro em ponto morto na rua, temos a sensação de subir a ladeira sem fazer nenhum tipo de esforço mecânico ou manual.......desligado em uma ladeira, o carro sobe em vez de descer.... impressão ou não...... merece uma visita.