26 de mar de 2012

PARATY - NATUREZA E HISTORIA



A cidade de Paraty foi fundada em 1667.......desde o inicio foi uma cidade planejada........seguiu o padrão das cidades portuguesas onde as igrejas serviam de balizamento e pólo de atração residencial. 


Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época........as construções de seus casarões e igrejas...........e o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.    


No início do século XVIII.........a cidade já possuía um arruador.......... pessoa encarregada de organizar as construções das ruas, das casas, das praças...........as ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul e o traçado "torto" foi feito para evitar o vento encanado nas casas e distribuir equitativamente o sol nas residências.


As ruas foram projetadas para permitir a entrada e saída da água do mar, sendo uma forma natural de limpá-las..................assim as casas foram construídas trinta centímetros acima do nível das ruas, de forma a não entrar a água do mar.


Paraty foi considerada Patrimônio Estadual em 1945..........tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958 e convertida em Monumento Nacional em 1966.
Alem das maravilhosas praias de água limpa e cristalina .........Paraty tem um centro histórico muito bonito e que vale a pena visitar..........andar pelas ruas de pedra.........estreitas é  voltar no tempo.......


 CONSTRUÇÕES COLONIAIS

Casa da Cultura
Sobrado  construído em 1754.............no início do século XX funcionou com escola.............hoje é a atual Casa da Cultura.


Sobrado na Rua da Matriz
Localizado no início da Rua da Matriz...........próximo à igreja Santa Rita..........considerado um dos sobrados mais antigos da cidade.

 Câmara Municipal
A parte inferior do prédio foi construída no século XVIII e a parte superior no século XIX.

Sobrados da Rua do Comércio
Nos fundos da igreja Matriz estão quatro belos sobrados contíguos.........no terceiro deles..........cuja porta está a data de 1848.........funcionou um teatro.

Sobrado dos Abacaxis
Sobrado rico em detalhes arquitetônicos..........sacadas com gradil de ferro trabalhado e adornos em forma de abacaxis (símbolo de prosperidade). 

Chafariz da Pedreira 
Construído em 1851............abastecia de água os moradores da cidade e os tropeiros que faziam as viagens pela serra. 

Igreja da Matriz (ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios)
Começou a ser construída em 1787 .............ficou pronta 86 anos depois.

Igreja da Santa Rita
Igreja da Santa Rita foi aberta ao público em 30 de junho de 1722.........é igreja mais antiga de Paraty.

Igreja de Nossa Senhora das Dores
Construída em 1800 para a aristocracia.......atualmente conhecida com “Capela das Dores” ou “Capelinha”...............foi projetada para ter duas torres.........apenas uma foi concluída..........na parte de traz da igreja há um cemitério com tumbas embutidas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Destinada aos escravos..........sua construção iniciada em 1725 e terminada definitivamente em 1757.
Quartel da Fortaleza da Patitiba
Situado ao lado da Igreja Santa Rita, sua construção data de 1703..........atualmente abriga a biblioteca Fábio Vilaboim e a Pinacoteca Marino Gouveia com exposição permanente de obras de arte.

Casa da Cultura
Sobrado do século XVIII abriga desde março de 2004 a Casa da Cultura de Paraty.
Museu de Arte Sacra
Localizado nos fundos da Igreja Santa Rita............ administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)............possui exposição permanente de imagens, pratarias, paramentos, alfaias e documentos pertencentes às antigas irmandades religiosas da cidade.