26 de nov de 2012

CHITRE – PROVINCIA DE HERRERA - PANAMÁ


"A cidade que cresce por si só" ........."A cidade onde ninguém é um estranho."



Chitré é a capital da província de Herrera.......Panamá......... com uma população de 50.684 habitantes – censo de 2010.....esta em décimo terceiro lugar do ranking entre os municípios mais populosos do Panamá........conhecida como "A cidade que cresce por si só" e "A cidade onde ninguém é um estranho."

Chitre foi a terceira cidade fundada pelos espanhóis....... em 1558........com o nome de Santa Cruz de Cubita......... Chitré é um dos mais antigos assentamentos no país........fundada em 19 de outubro 1848 como distrito paroquial..........mas seus   registros indicam que havia uma aldeia no lugar desde 1558........ em 1915, com a criação da província de Herrera, Chitre foi designada como sua capital. 

Existem diferentes teorias sobre a origem do nome da cidade......mas estudos recentes dizem que significa........... "lugar onde o milho é plantado" .........os agricultores......reconhecem que em Chitre é plantado o melhor milho do país,  chamado de chitreca, que significa ......."milho pouco ou milho de novo."....palavra já existe há mais de 400 anos e nunca perdeu o seu significado......portanto, Chitre significa um lugar onde o milho é plantado.


A cidade tem ruas ornamentadas com casas de telhas vermelhas e igrejas...........que remetem ao inicio da colonização espanhola.......e ainda muitas praças, avenidas e parques....conta também com um museu que conserva o patrimônio histórico.

Chitre tornou-se o centro comercial para as províncias centrais do país......tem grandes centros comerciais, bancos, supermercados, vários restaurantes de fast food nacional e internacional......... e um shopping center de grande porte.


O QUE CONHECER EM CHITRÉ

Museo de Herrera - museu de história natural........contém peças bem preservados de cerâmica que datam de 5000 aC até a época da conquista espanhola..........também tem réplicas de huacas  - objetos de ouro colocado com os povos indígenas, no momento do enterro - encontrados na península, bem como numerosas fotos de arqueólogos no trabalho e mapas que mostram onde a cerâmica e huacas foram encontrados. 


Catedral - data do século 18, mas foi substancialmente remodelada em 1988...... o teto é feito de mogno polido.......as paredes são decoradas com figuras quase em tamanho real de santos........grandes vitrais retratam acontecimentos importantes na vida de Jesus.......ao contrário de muitas catedrais que impressionam pela ostentação.........é conhecida por ser simples e elegante e ter equilíbrio de ouro e madeira.



Aldeia de artesãos - quase inteiramente dedicado a fazer cerâmica......a maioria dos vendedores expõem sua arte ao longo das duas ruas principais......... vendem potes alegremente pintadas ...... enfeites de parede.........vasos de flores e figuras de animais.

Cerâmica Calderón – cerâmica tradicional de influência pré-colombiana..... pintadas a preços de atacado........ feitas à mão nas instalações de uma oficina de beira de estrada.......aproveite para conhecer a roda de oleiro e os grandes fornos que estão a sua volta. 

Parque Nacional Sarigua (Sarigua National Park) – o mais importante sítio pré-colombiano no Panamá...........o sítio Sarigua tem por volta de volta 11 mil anos com base em sambaquis e fragmentos de cerâmica................o  parque protege grandes manguezais ao longo da costa e uma área semelhante a um deserto.....a visão é fascinante......também há no parque um mirante onde se pode avistar toda a extensão do Sarigua.