26 de set de 2012

SIMBOLO DA COPA 2014 - BRASIL


O tatu-bola  é o animal brasileiro que serviu de inspiração para a mascote da copa de 2014 no Brasil


O tatu-bola é uma espécie de tatu encontrado na Caatinga e no Cerrado do Brasil........ atualmente, pode ser encontrado em oito estados brasileiros: Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Goiás e Tocantins.


O tatu-bola está na categoria “vulnerável”........corre alto risco de extinção na natureza em médio prazo........mede cerca de 50 centímetros atinge no máximo 1,2 kg............tem habito noturno e alimenta-se de cupins, formigas e frutas......essa espécie não escava buracos e sim aproveita tocas abandonadas.


Espécie 100% brasileira.......só existe em nosso país e é uma das raras espécies que tem a habilidade de se transformar em bola quando se sente ameaçado................ ao se enrolar e assumir o formato de bola, fica estático e consegue se proteger de seus principais predadores na natureza, como a onça.













































BOLA DA COPA DO MUNDO DE 2014 JÁ TEM NOME: BRAZUCA

A bola da Copa do Mundo de 2014 já tem nome: Brazuca.

O termo Brazuca é informal e utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país.........simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.

Apesar de estar batizada...... a bola ainda está sendo desenvolvida e testada pela Adidas em vários clubes e federações, para depois ser apresentada.

Nomes das bolas das Copas

África do Sul 2010, Jabulani
Alemanha 2006, Teamgeist
Japão e Coreia do Sul 2002, Fevernova
França 1998, Tricolore
Estados Unidos 1994, Questra
Itália 1990, Etrusco Unico
México 1986, Azteca
Espanha 1982, Tango España
Argentina 1978, Tango
Alemanha 1974, Telstar
México 1970, Telstar


Fonte: Carol Delmazo – Portal da Copa