16 de mar de 2012

GUARAPARI - A CIDADE SAÚDE




Guara Parim...........garça manca,em linguagem indígena..........a antiga vila fundada pelo Padre José de Anchieta em 1585......é hoje o principal pólo turístico do Espírito Santo.

Na forma como é escrito hoje Guarapari significa Guará......pássaro e Pari .....armadilha, desta forma armadilha de pássaro.


Guarapari é a principal cidade turística do Espírito Santo........o município possui uma natureza privilegiada......inúmeras praias com variadas cores de areia......aquários.......passeios para mergulho e parques.....clubes aquáticos, além de aquários, exposições marinhas e belas praias.........e o Parque Ecológico Estadual......com rica fauna....flora e inúmeras trilhas.

A culinária capixaba merece uma atenção especial......dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se........a Moqueca Capixaba........a Torta Capixaba............a Muma de Siri e a Caranguejada.


Guarapari é uma cidade histórica com uma herança cultural de riquíssima..........com  as marcas da influência portuguesa, espanhola, indígena, e africana............podem-se redescobrir retalhos da cultura indígena..........representada pela fabricação artesanal de panelas e barro..........que se misturam com os passos do Padre Anchieta e suas missões jesuíticas.

Na área do antigo porto, ainda permanece a antiga sede da prefeitura.........que também foi câmara de vereadores e cadeia pública.........hoje funciona ali a Casa da Cultura e um posto de informações turísticas.

A Igreja Matriz.........construída pelo Padre José de Anchieta em 1585........bem preservada e  uma passagem construída entre este monumento e o canal de Guarapari..........para ser utilizado pelos jesuítas em caso de fuga.

 A poucos da Igreja Matriz estão as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição...........que permanece inacabada desde que sofreu um incêndio, em 1677..........nunca funcionou como igreja, mas já foi utilizada como cemitério, presídio e finalmente horta da escola pública...........é uma oportunidade perfeita para conhecer o método de construção do século XVII, que utilizava pedras ligadas com uma massa de barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia.


O Poço dos Jesuítas  foi construído pelos Jesuítas em 1585......sua água é considerada por muitos, com poderes curativos......está localizado no Morro do Atalaia.

Guarapari,   teve um crescimento lento...........na década de 30 as casas não passavam de 250 unidades e, somente na década de 40 é que foi registrada a construção da primeira casa de veraneio......seu maior crescimento se deve pela divulgação de cidade das areias monazíticas medicinais.........passou a ser referência mundial para o turismo saúde.......daí recebeu o o título de 'Cidade Saúde'.