25 de fev de 2012

PASSEIOS DE TREM PELO BRASIL


Hoje quase não vemos mais trem de passageiros........mas fazer um passeio de trem tem um encanto próprio...........seu movimento lento.............o som suave das rodas nos trilhos, que nos lembra a infância.........café com pão........café com pão........café com pão........o movimento que nos embala..........que nos faz fechar os olhos...........e......... imaginar a vida lá fora................observar a paisagem.............lugares que de carro você dificilmente vê........

TREM DA VALE


Passeio entre as cidades históricas mineiras Ouro Preto e Mariana........ seis vagões com capacidade para 320 passageiros são puxados por uma locomotiva Maria-Fumaça de 1949      e um vagão panorâmico com paredes de vidro transparente.......... passando por quatro túneis, vales e despenhadeiros..............e pelas antigas estações Passagem de Mariana....... os tíquetes da passagem são perfurados por agentes de viagem vestidos ao rigor da época
.

TREM DAS ÁGUAS
Ferrovia projetada e construída por ingleses há 115 anos......... D. Pedro II e toda sua comitiva imperial percorreu esse trajeto em busca do ameno clima mineiro e das saudáveis águas minerais da região........o trajeto é feito entre São Lourenço e Soledade de Minas.........violeiros  tocam e cantam animando o trajeto e visitas ao Parque das Águas de São Lourenço........Museu Ferroviário - estação de arquitetura colonial inglesa-  e .......artesanato e culinária mineira.    

ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS
O passeio pode começar nas pequenas estações de São João Del Rey ou de Tiradentes........construídas em 1881 para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas.......as estações mineiras foram edificadas no final do séc. 19........São João Del Rey preserva o famoso Museu Ferroviário e a rotunda -  “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar à cidade”-  ........a bitola do trem- 0,76 metro- é a única no mundo com esse tamanho.

TREM DA SERRA DA MANTIQUEIRA


Percurso de 1h15min......... saída na Estação Central de Passa Quatro –MG....com chegada  Estação Coronel Fulgênico – MG ...........parada na Estação de Manacá para a compra de artesanato e deliciosos doces caseiros........ os belos e preservados casarões de origem portuguesa e francesa de Passa Quatro.........pinheiros centenários e araucárias e visita ao Túnel, palco das revoluções de 30 e 32..........onde aconteceram duros combates entre mineiros e paulistas e recentemente foram gravadas cenas das minisséries Mad Maria e JK.

TREM DO FORRÓ
Os passeios neste trem são feitos por ocasião das festas juninas.......com saída do Marco Zero da cidade de Recife – PE e chegada em  Cabo de Santo Agostinho – PE ..............os passageiros são convidados a participar das comemorações.........cantando e dançando em todos os vagões......animado por um trio de forró.     

SERRA VERDE EXPRESS DA GRACIOSA
Ferrovia imperial que liga Curitiba a Marumbi/Morretes/Paranaguá – PR ......desde 1880.......foi um arrojado projeto para sua época.......hoje leva turistas ao Parque Estadual do Marumbi........região belíssima com vegetação de mata atlântica, rupestre e campos de altitude...........Estação Marumbi onde descem alpinistas e trekkers..........Pico do Marumbi, 1.547m de altitude em meio a uma cadeia de montanhas; quedas d’água sobre laje granítica.........vista panorâmica da Serra da Graciosa.......curvas, túneis, viadutos e pontes......o momento mais emocionante dá-se quando a locomotiva aponta na curva da serra...... entre Curitiba e Morretes.......parecendo supensa no ar.
      

MARIA-FUMAÇA SESC MINEIRO GRUSSAÍ
Junto a uma praia tranqüila.........no município de São João da Barra, Rio de Janeiro.......está localizado o SESC Mineiro / Grussaí........com moderna infra-estrutura de convenções e lazer......show musical na estação; a sede do SESC Grussaí ......animado o passeio de trem maria-fumaça.

TREM DA ESTRADA REAL
Saindo de Paraíba do Sul......... passa pela ponte giratória e toma o rumo da ponte Dr. Leopoldo Teixeira Leite.........de construção inglesa datada de 1895.........cruza vários bairros e chega a  Estação Werneck...........com produtos artesanais e doces típicos.........o trem cruza a área rural do município em direção à Estação de Cavaru........vilarejo com antigo armazém, igreja, cafeteria e venda de artesanato
.     

TREM DO CORCOVADO
Inaugurada por D.Pedro II em 1884.........pela Estrada de Ferro do Corcovado foram transportadas as peças para construção do Cristo Redentor......o trem percorre  3.824m por terreno íngreme......levando os turistas ao alto do Corcovado....... Floresta da Tijuca.........Monumento Cristo Redentor.........Vista do Mirante para a cidade do Rio de Janeiro e a antiga Estação Cosme Velho.
    

BONDE SANTA TERESA
O Bairro de Santa Teresa é uma das grandes atrações culturais e históricas do Rio de Janeiro.........o bonde sai do centro da cidade..........passa sobre os Arcos da Lapa......... Igreja e Convento Santa Teresa........o Largo do Curvelo......os Largos Guimarães e das Neves no centro do Bairro Santa Teresa.........o Parque das Ruínas.........o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo...........o Museu Casa de Benjamin Constant.........o Museu Chácara do Céu........ateliês.......lojas de artesanato.......adegas, bares e restaurantes.......cada esquina das ruas estreitas e sinuosas parece preservar um pouco do passado.

TREM DO VINHO
Saída de  Bento Gonçalves . RS e chegada em Garibaldi/Carlos Barbosa – RS.........antes do embarque no trem a vapor, os turistas são recebidos na estação de Bento Gonçalves com degustação de vinhos e queijos.........no percurso........um típico coral italiano passa de vagão em vagão.........a paisagem serrana........apresentações teatrais e de danças típicas dos imigrantes........degustação de queijos vinhos e champanhe......é um passeio à moda antiga......... recepção em Garibaldi acontece ao som de canções gaúchas e italianas.

TREM DA SERRA DO MAR


Desde a Estação Ferroviária percorre-se a serra do norte catarinense entre montanhas...... túneis e cachoeiras......a Estação -1913- abriga o Museu Dinâmico da Maria-Fumaça e seu acervo – oito locomotivas a vapor, peças e vagões antigos – conta parte da história ferroviária no Brasil........ chegando à Estação de Rio Natal - colônia polonesa no interior de São Bento do Sul, os turistas são recebidos com música folclórica e almoço típico.....alem da belíssima paisagens da mata atlântica e da Serra do Mar
.   

BONDE DOS IMIGRANTES
O bonde aberto........fabricado em 1912.........circula por trilhos na Rua Visconde de Parnaíba.....o trajeto entre o Memorial do Imigrante e a Estação Bresser não é longo......... mas traz recordações da história local.
  

BONDE TURÍSTICO DE SANTOS
Bondinho da década de 20.........faz a Linha Turística da cidade de Santos......o bonde percorre a Rua General Câmara........Rua do Comércio......Largo Marquês de Monte Alegre........Rua Tuiuti......Praça Barão do Rio Branco.....Rua Augusto Severo e Rua Cidade de Toledo, voltando ao ponto de partida.......no trajeto belas construções históricas.........erguidas entre os séculos 17 e 19............como o Conjunto do Carmo e a Estação Santos-Jundiaí que lembra a Victoria Station de Londres.........a Casa de Frontaria Azulejada em estilo neoclássico........a Praça Mauá e o Palácio José Bonifácio.
   

BONDE MONTE SERRAT (SANTOS)
O Santuário de N. Sra. de Monte Serrat.......a 157m de altitude..........fica em Santos........o acesso é feito por bondinho de 1927.......os salões conservam as características originais da época, inclusive o mobiliário........ o mirante  proporciona uma vista de 360º de toda ilha.      

TREM DE ATIBAIA
Passeio na locomotiva de 1881....... visita ao  Museu Ferroviário e as oficinas onde são restaurados os trens e as atrações naturais de Atibaia-  a Pedra Grande......a Serra de Itapetinga........a Represa da Usina........a Festa de Flores e Morangos.

ESTRADA DE FERRO PERUS-PIRAPORA
A estrada de ferro foi construída em 1914..........se destinava ao transporte de romeiros até Bom Jesus de Pirapora.....foi desviada no km 15 para Cajamar e usada como ferrovia industrial até 1983.........é um  projeto do trem turístico-ambiental em andamento....a cada passeio......... previamente agendado e para grupos organizados, a fornalha é acesa com lenha três horas antes de iniciar-se o percurso.

TREM DOS IMIGRANTES
Memorial do Imigrante.......Hospedaria do Imigrante......o bairro da Mooca e o Bairro do Brás em São Paulo..........saindo da Estação Memorial dos Imigrantes e a ela retornando......... plataforma, ambientada no início do séc. 20.........acolhe os passageiros que vêem chegar a maria-fumaça puxando o carro bagagem.........correio e chefe de trem...........o carro de passageiros de segunda classe é de 1900 e o carro de passageiros de primeira classe 1914..........todos restaurados no Memorial.
     

TTU – TREM TURÍSTICO URBANO
circula dentro de Campos do Jordão...... percurso entre a Estação Emílio Ribas-  Capivari - e a Estação Abernéssia............a composição inclui uma automotriz fechada e a “jardineira” com laterais abertas.
    

ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO
O Trem da Serra faz três roteiros diários atravessando a Serra da Mantiqueira.......o percurso de 47km cruza a Ponte do Rio Paraíba do Sul...........no primeiro roteiro, faz a primeira parada no Balneário Reino das Águas e segue para a Estação de Santo Antônio do Pinhal........no trajeto, observa-se toda a beleza do Vale do Lajeado e da Pedra do Baú.......... uma pausa de 4h em Campos do Jordão, retorno a Pindamonhangab................no segundo roteiro, Campos do Jordão/Santo Antonio do Pinhal.........embarcando na Estação Emílio Ribas- Vila Capivari- ............proporciona uma visão panorâmica do ponto ferroviário mais alto do País (1.743m).........na  Estação de Santo Antônio do Pinhal, é possível fazer compras e apreciar a paisagem do Mirante N. Sra. Auxiliadora.........no terceiro roteiro, Pindamonhangaba/Parque Reino das Águas Claras..........percurso em 45 graus.........o parque é dotado de ampla área verde decorada com personagens do escritor Monteiro.
    

BONDINHOS DE CAMPOS DO JORDÃO
Cartão postal de Campos do Jordão.........os bondinhos vermelhos.......fabricados na Alemanha........circulam pela cidade como meio de transporte da população e de turistas.........saem da Estação Emílio Ribas em estilo alpino........passam pelo centro turístico da Vila Capivari.........as vilas Jaguaribe e Abernéssia..........e parada na Estação São Cristóvão no sopé da Serra da Mantiqueira.