16 de fev de 2012

DUNAS DE ITAÚNAS NO LITORAL DO ESPIRITO SANTO


Itaúnas é uma vila que pertence a Conceição da Barra, norte do litoral do Espírito Santo.


O nome "Itaúnas" é de origem tupi......"pedra negra".......a vila surgiu as margens do Rio Itaúnas, que possuía em seu leito muitas pedras negras.

A vila de Itaúnas surgiu por volta do século XVIII em decorrência da derrubada da mata nativa......... pequenas casas de pescadores surgiram do lado direito do Rio Itaúnas.
A Vila de Itaúnas é um local extremamente bucólico.........ruas de barro e casas simples e antigas, de sapê e pau-a-pique...............mas muito conservadas.......em  contraste com casas de arquitetura contemporânea e pousadas rústicas.


Itaúnas tem um tronco oco de uma gigantesca árvore caído em plena praça da vila........em frente à Igreja.......mede mais de 15 metros de comprimento e um metro de diâmetro interno.........é possível atravessá-lo de um lado ao outro ........como se fosse um túnel.


A praia de Itaúnas estende-se por 25 km......da foz do Rio Itaúnas......ao sul........ ao Riacho Doce.....ao norte...........toda a faixa litorânea, incluindo praia, mangue, restinga, dunas e áreas de mosaico está dentro do Parque Estadual de Itaúnas, uma Unidade de Conservação.........dos seus 25 km apenas três quilômetros, estão reservados ao uso público.


O parque foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade..........possui 3 200 hectares e uma gama variada de ecossistemas.......praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rio e dunas........um dos mais belos locais do Espírito Santo.

A praia de Itaúnas de águas límpidas e mornas, só é acessível somente depois de enfrentar as dunas de areia fininha e dourada........que chegam a 30 metros.


A areia levada pelo Vento Nordeste no verão e pelo Vento Sul no inverno.......... soterrou a Antiga Vila nos anos 1960-1970...........a Vila de Itaúnas  renasceu do outro lado do Rio.......... debaixo das areias se esconde a antiga vila de Itaúnas.


Os moradores nativos mais antigos ainda se lembram da antiga vila..........que foi aos poucos, soterrada pela areia trazida com o vento, e forçou os habitantes a mudar a vila de lugar.........hoje só se pode ver, sobre as dunas,  telhados das construções mais altas da antiga vila Itaúnas e objetos pessoais, louça e restos de construção que são facilmente encontrados.