10 de fev de 2012

CIDADE DE SAO PAULO - CENÁRIO DE CORES


São Paulo......... hoje é uma metrópole de 11 milhões de habitantes........uma das mais populosas.

É uma cidade imponente..........seus prédios, avenidas, sua estrutura urbana e também é o centro do glamour e do luxo.........considerado um pólo econômico no Brasil e em todo o mundo..........a cidade gera quase a metade da economia brasileira.

A cidade tem o maior complexo hoteleiro da América Latina.......o mais completo centro hospitalar do Brasil.......e é o cenário certo dos maiores eventos, feiras e exposições......é também sede de importantes centros de pesquisa.


 Ao longo dos 451 anos de sua  fundação muitos povos chegaram a capital e assim ajudaram a formar o atual povo paulistano........Italianos, japoneses, espanhóis, libaneses, alemães, judeus.........dezenas de nacionalidades estabeleceram comunidades em São Paulo e contribuíram para que a cidade se tornasse um rico centro cultural e um exemplo de como povos com histórico de guerras e disputas podem viver em paz.


As heranças desses povos podem ser vista em diversas áreas .....na arquitetura, culinária, e esportes, entre outras.......atualmente, povos de mais de 70 países se unem para formar a população paulistana......... com centenas de teatros e cinemas e 124 museus hoje São Paulo é considerada a capital cultural da América Latina.


São Paulo pode ser vivenciada as 24 horas do dia, a trabalho ou a lazer...... vida cultural intensa, com cinemas, museus, teatros, casas de espetáculos............além de parques temáticos, bares, restaurantes, shopping centers, ruas de comércio especializado.......todo ano cerca de 10 milhões de visitantes vem à cidade para realizar negócios, fazer compras e aproveitar o agitado calendário cultural......é o primeiro destino turístico do País.


 A diversidade gastronômica de São Paulo se deve  às influências de várias culinárias dos diferentes povos que adotaram São Paulo como pátria..........mas toda a globalização atual não impediu São Paulo de manter suas antigas tradições.....em muitos restaurantes, bares ou padarias da cidade encontra-se o tradicional arroz com feijão, a banana frita, pratos feitos com milho, como a pamonha e o curau típicos das cidades do interior do Estado.........não podendo esquecer do famoso pão na chapa.


O paulistano ama a noite ........reunião com os amigos nos bares da Vila Madalena.........comer uma pizza........ir nas balada da Vila Olímpia........assistir a um filme que não será exibido em cinema de nenhuma outra cidade........ver uma peça, seja da Broadway ou alternativa.


 Durante o dia........visitar os diferentes museus da cidade......andar pelas feiras de antiguidades do Masp e da Praça Benedito Calixto............andar pelas ruas da Vila Madalena vendo artesanatos e muita coisa diferente..........percorrer as ruas da Liberdade e seu comércio japonês..........fazer compras nos shoppings ou nas ruas temáticas..........pedalar no Ibirapuera........comprar condimentos e provar os famosos lanches do Mercado Municipal.........cada dia mais opções de lazer nascem em São Paulo.


Num primeiro momento as pessoas que visitam São Paulo se deslumbram...........logo após se sentem em meio ao caos dos congestionamentos e do corre-corre apressado do paulistano..........mas depois..........se apaixonam pela cidade que pulsa vida o tempo todo.........que é receptiva..........aberta que acolhe com carinho a todos que aqui chegam.


 Hoje........São Paulo se tornou exemplo de hospitalidade para outras cidades brasileiras e de outras partes do mundo..........em poucos lugares......todas as religiões e todos os povos podem conviver harmoniosamente.

Algumas opções de passeios por São Paulo.........

Um passeio a pé pelo centro é obrigatório para ver igrejas imponentes como a Catedral da Sé e o Mosteiro São Bento........apreciar o belo conjunto arquitetônico dos quais o Copan, o Teatro Municipal e o Edifício Itália São cartões-postais............saborear um pastel de bacalhau no Mercado Municipal ou para sentir o clima de um dos pólos de compras mais vibrantes do País: a Rua 25 de Março........os museus são paradas imprescindíveis.......Masp..........Museu Paulista e o MAM..........o Parque Ibirapuera deve ser colocado no roteiro, assim como uma passada pela Avenida Paulista e pela esquina da  Ipiranga com a São João.........símbolos de São Paulo hoje e ontem.