18 de dez de 2011

ILHEUS- BAHIA


No mundo, há lugares que são visitados por milhões de turistas, que buscam conhecer o patrimônio cultural local............ no Brasil, os destinos culturais são visitados pela sua história e pela sua arte.

Turismo...........implica a busca de diferenças...........diferenças traçadas pela cultura e pelo patrimônio...........o turismo cria o espaço do encontro...........de um lado está a cultura do anfitrião........do outro...........a cultura do visitante.


Ilhéus é uma cidade com 473 anos, localizada na Região Sul da Bahia........foi a principal cidade na época do ciclo do cacau. É considerada por seus moradores como a capital do cacau........fundado em 1534.......tem hoje  176 917 habitantes pelo censo de 2010.


Ilhéus sempre primou pelo bom gosto e pelo requinte.........sempre teve muita ligação com a Capital Federal - Rio de Janeiro.......enquanto capital do país e também com a Europa .Era comum,  as famílias possuírem pianos........muitas vezes até de cauda em suas casas e até fazendas...........vinham da Europa nos navios.


Ilhéus está situada em local privilegiado.........recortada por muita água............o centro da cidade fica localizado numa ilha artificial.............. formada pelos rios Almada, Cachoeira e Itacanoeira  e ainda pelos canais Jacaré e Itaípe.........este último construído para facilitar a passagem das canoas que traziam cacau da região do rio Almada para o embarque no porto.


A impressão que tive foi que Ilhéus está meio abandonada....tanto a orla como a cidade.


Além das praias maravilhosas, Ilhéus tem o turismo cultural.............mas que se fixa em um só ponto...........o Quarteirão Jorge Amado...........deixando de lado outros bens culturais também importantes para a comunidade e para a cidade de um modo geral.