7 de dez de 2011

PIRANHAS - PATRIMÔNIO HISTÓRICO



Uma vez uma amiga me disse que gostava de visitar antiquários.......gostava de imaginar como foi a vida das pessoas  que utilizaram os moveis  e utensílios expostos ............eu gosto de cidades  antigas............gosto de ver através delas .............olho as construções antigas e imagino como teria sido a vida das primeiras  pessoas que moraram nela .........parece que escuto as vozes e vejo o corre corre do dia a dia acontecendo.


Piranhas é uma das cidades que mais gosto em Alagoas………ela tem uma característica própria..........diferente de outras cidades históricas brasileiras ....... não é uma cidade planejada  mas parece ser devido a sua configuração......... precisou se adaptar ao terreno em que foi criada ............e essa configuração dura a mais de 150 anos .......... surgiu no século XVIII e em  1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro I.


Piranhas foi construída no fundo de um  pequeno vale do cânion do rio São Francisco............encravada entre três morros...... formou-se a partir do relevo do terreno que definem os limites visuais da cidade...... seus casarios colonial estão dispostos irregularmente ao longo do relevo ondulado.......por onde entre as ladeiras..... calçadas com pedras portuguesas................vielas estreitas.


As construções tem uma característica própria.......as fachadas são  harmônicas, de arquitetura simples e modesta........todas tem mais ou menos o mesmo padrão e são desprovidas de detalhes....... feitas por mestres construtores ao longo dos séculos....... as construções em diferentes estilos.........colonial,neoclássico e eclético, dão todo o charme dessa cidade


Por seu espaço estar num vale estreito e íngreme .......quase não existe espaço vazio......a cidade é formada em patamares e escadarias que em determinados lugares se abre formando pequenas áreas de descanso.


 A vista da cidade é mágica.......independente de que ponto se olha..........o colorido das casinhas.......as pequenas ruas ......as escadarias .......todo o conjunto da a  cidade um aspecto bucólico e mágico.


Vale a pena visitar Piranhas.......alem dessa maravilhosa arquitetura ainda tem muitos passeios bem bacanas.Existe dentro da historia de Piranhas ....muitas historias a serem descobertas e apreciadas.