16 de nov de 2011

CENARIO DOURADO NO SERTAO ALAGOANO





Duas vezes indo no verão.................tudo é  árido, seco, com árvores quase sem folhas e esbranquiçadas...............para evitar a perda de água, algumas plantas simplesmente perdem suas folhas na estação seca...............parece que toda a vegetação está morta, sem folhas, sem verde, só caules, troncos secos e retorcidos, árvores baixas,arbustos, cactos e espinhos..............apenas tons de cinza por todos os lados.


Novamente no sertão.............agora é primavera..........o sertão está colorido.............a paisagem está verde...............chuva fina constante............cactos em flor...........-craibeira, caraibeira ou Ipê-amarelo-do-cerrado-..............dão um tom dourado por todo lado em que se olha........ flores amarelas pelos caminhos e ipês lilases equilibram a paisagem........quebram o cinza da vegetação e da terra nua............ parece que tudo foi pintado por um artista.


Diz a sabedoria popular que..........onde nasce craibeira, tem um olho d’água............ ou ............quando as craibeiras florecem bastante o próximo ano será bom de inverno_ bastante chuva_


Não sei se é verdade............mas é muito lindo de se ver..........paz........vontade de ficar horas observando a brisa................fazendo cair com leveza as flores douradas das arvores............formando lindos tapetes dourados no chão.