2 de nov de 2011

CIDADE SERRANA DE ÁGUA BRANCA - ALAGOAS


A vila de Água Branca foi criada no inicio de 1875, desmembrada de Mata Grande, na época denominada Paulo Afonso.....tem hoje 19.349 hab - censo 2010.



Segundo ponto mais alto de Alagoas, situada entre 550 a 750 metros acima do nível do mar.......o  contraste entre passado e presente acentua a beleza da região.......envolta por cortinas de neblina e paisagens bucólicas das serras e vales.......sua temperatura varia de 24 a 32 graus.............atingindo nos invernos mais rigorosos 12 graus.



Documentos raros de 1864.......como fragmentos históricos  e pitorescos.....refletem o processo de urbanização do antigo povoado.

O município oferece roteiros simples e inesquecíveis...........trilhas que passam por cachoeiras e quedas d’água.........casarões, onde são servidos cafés com iguarias da terra, frutas e mel.

 O resgate dos engenhos de açúcar, reativa  a produção de cachaça, rapadura, açúcar mascavo, mel de engenho e alfenim.


O artesanato da palha do Ouricuri confeccionado por negros que habitam a Serra das Viúvas é outro atrativo da região, assim como a renda ‘Singeleza’, bordado praticamente esquecido em todo país.



 A cidade também é rica em tradições artísticas e folclóricas.........é um dos poucos lugares no Brasil onde ainda se celebra a Dança do São Gonçalo, herança cultural espanhola.

PRINCIPAIS ATRATIVOS
Casarões Coloniais -Sítio arquitetônico formado por Casarões edificados no final do século XIX, de grande valor histórico pela arquitetura genuinamente colonial.

Trilha Ecológica da Cachoeira do Vaivém - A Trilha tem a extensão de 1,5 Km..........paisagem de vegetação de caatinga e formações rochosas.

Mirante do Cruzeiro - O Mirante está localizado na Serra do Ouricuri.

Serra do Himalaia - A Serra. tem a. altitude de aproximadamente 733 m........paisagem muito bonita........vários sítios..........serras........povoados e cidade de Água. Branca.

Serra do Boqueirão - Sua altura é de aproximadamente 100 m......na base da Serra existe um povoado denominado Boqueirão e uma estrada que antigamente dava acesso a Água Branca e hoje está em abandonada.

Riacho do Boqueirão - De pequena extensão, com largura variável e pouca profundidade.......o riacho é temporário.

Riacho da Cobra - Com largura variável e pouco profundo...... apresenta em seu entorno vegetação de caatinga.......floresta........cerrado e brejo de altitude......o  riacho é temporário.

Serra das Viúvas -Sua altura é de aproximadamente 150 m......... paisagem os ouricuris e licuris, que têm uma expressiva importância econômica para a comunidade local da serra......os locais de interesse no percurso são as casas de farinha...... engenhos e o artesanato.

Cachoeira do Vaivém - Apresenta quedas d'água em forma de cascatas.......ótimas  para banho.........formam, em suas bases, piscinas naturais de coloração escura........ao redor da cachoeira, existe vegetação de caatinga e muitas árvores frutíferas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Grande templo católico-romano construído em 1871 pelo Barão de Água Branca.............arquitetura genuinamente colonial.