22 de out de 2011

CAMPINA GRANDE - RAINHA DA BORBOREMA- PARAÍBA




Campina Grande está localizada no centro do estado da Paraíba – Brasil.............conhecida também como a Rainha da Borborema – está localizada na Serra da Borborema_ é uma cidade-pólo......com  cerca de 400 mil habitantes – censo 2010..........é a maior cidade do interior do Nordeste destaca-se economicamente no setor da prestação de serviços...... comércio ........e é uma forte referência na produção de tecnologia.

Fabrica softwares......para várias partes do mundo............reconhecida como a cidade tecnológica........possui cinco universidades, com cursos, sobretudo, na área de Ciência e  Tecnologia......com diferentes cursos de mestrado e doutorado reconhecidos no Brasil e no mundo.

Cidade limpa e muito arborizada......com diversas avenidas que cortam a cidade em todos os sentidos.......possui inúmeros pontos turísticos que vale a pena serem visitados.

PONTOS TURÍSTICOS


 Açude Novo
O Açude Novo- Parque Evaldo Cruz – de formato circular, fica no Centro da cidade.......parque com muitos bancos e árvores e pequenos restaurantes que ficam em volta de uma fonte.



Açude Velho
O Açude Velho - centro da cidade de Campina Grande.......foi uma fonte de abastecimento de água para Campina e região...........hoje, é um cartão postal e patrimônio histórico.



 Biblioteca Municipal Félix Araújo
Possui mais de dois mil livros em seu acervo, além de uma estação digital.



 Casa da Cultura e Memorial Severino Cabral
Conhecida como a Casa de Severino Cabral - ex prefeito-....... sede da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.......há um acervo de fotografias da década de 60, mostrando solenidades com a participação de Severino Cabral e muitos móveis daquela época, como cadeiras e mesas e até um piano.



 Centro Cultural Lourdes Ramalho
O local funciona como espaço para diversos cursos destinados a crianças, jovens, adultos e idosos.



Estação de Trem de Galante
A estação de Galante está desativada desde 1997........durante o mês de junho, ocorre o famoso passeio junino “trem do forró” - trens de passageiros saem da velha estação de Campina Grande até a estação de Galante - distrito do mesmo nome- ..........a viagem é animada por “forrozeiros”......atrai grande número de turistas.



 Parque da Criança
É o maior parque da cidade.............6.700 m² com pista de um quilômetro pra caminhada........rampa de skate.........parque com escorregos, balanços e outras estruturas para crianças........além de áreas gramadas, campos de futebol de areia, vôlei, quadras, pistas de bicicross, sorveterias, lanchonetes e quiosques cobertos para relaxamento.



Praça da Bandeira
A Praça da Bandeira é a praça mais tradicional de Campina Grande........conhecida também como “Praça dos Pombos”............devido a enorme quantidade destes animais que existe no local...........situar-se no coração da cidade.



Sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP foi constituída em 1949.



Esculturas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga
Batizado como “Farra de Bodega”, o conjunto de escultura inclui uma mesa em forma de pandeiro e um banquinho, onde os turistas podem sentar e tirar fotografias.



Museu de Artes Assis Chateaubriand
Criado em 1967 o Museu de Artes “Assis Chateaubriand” o acervo é composto atualmente de 474 obras de arte------várias técnicas e procedimentos de arte........ desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, colagens e outros métodos..... possui ainda atividades com Exposições, cursos, oficinas e pesquisa.



 Museu do Algodão
Instalado na antiga estação ferroviária, retrata a história da matéria-prima que impulsionou o desenvolvimento da região no início do séc. 20.



Museu Histórico
Ocupa um escondido prédio de 1814, no Centro, onde já funcionou a cadeia da cidade.......expõe painéis, mapas que registram o desenvolvimento da região.......dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, joias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.



 Museu Luiz Gonzaga
Como forma de homenagear e reverenciar um dos maiores ícones da música nordestina foi implantado em Campina Grande o Museu Luiz Gonzaga, onde é guardado parte do acervo do “Rei do Baião”, quem mais soube expressar o sentimento da alma nordestina.



Teatro Municipal Severino Cabral
Teatro Municipal Severino Cabral foi fundado em 1962.........de grandes dimensões para a época, foi um dos grandes impulsionadores da cultura campinense.



 Teatro Rosil Cavalcanti
O Teatro está localizado no Centro Cultural, sendo construído na gestão do então prefeito Enivaldo Ribeiro, homenageando o pernambucano e teatrólogo Rosil Cavalcante que escolheu Campina Grande para viver e fazer carreira. O local é palco de diversos eventos e palestras de estímulo a cultura, muitas vezes em parceria com o próprio Teatro Severino Cabral.



Vila do Artesão
Muitos produtos bem interessantes....... velas, sabonetes, produtos de porcelana, gesso, couro, bijuterias, sandálias, bolsas, pedras, minerais, artigos.