20 de set de 2011

BALNEÁRIO DO BROMA – ESTÂNCIA DE ÁGUA MINERAL EM ALAGOAS




Domingo chuvoso e sem energia elétrica........saímos de manhã da Praia da Pajuçara, em Maceió........sem rumo,  em direção ao litoral sul........ atravessamos  a ponte sobre a Lagoa Mundaú e seguimos  pela Al-101.......na policia rodoviária  entramos na BR e logo depois da ponte......a esquerda, numa  estradinha de chão batido, que margeia a lagoa de Santa Rita.

 Apesar da garoa fina e a estradinha muito esburacada por causa das chuvas........valeu pela paisagem que é linda........na beira da lagoa muito sítios e pousadas........entre a margem da lagoa e a vegetação de mata atlântica.

 Chegamos ao Balneário do Broma.........uma estância hidromineral, em meio a reservas naturais de mata atlântica..........único Balneário do Estado de Alagoas, inserido no calendário turístico da Embratur.


 O Broma é considerado o principal cartão turístico de Alagoas, em se tratando de banho de bica, sobretudo por esbanjar água mineral de nascentes que ficam no entorno de um pedaço de Mata Atlântica.


O Broma existe há 30 anos..........é uma estância hidromineral, em meio a reservas naturais de mata atlântica........pertence ao Motonáutica Lagoa Clube.........o local é formado por um complexo de piscinas e duchas de água mineral, restaurante e bar.


 Vários córregos de água pura da mata atlântica são desviados para este clube popular.........a água é armazenada numa grande piscina revestida por pedras..........todos os dias abrem-se as comportas e a água da piscina é esvaziada recebendo no dia seguinte água mineral novamente.

Por todos os lugares há placas de conscientização sobre a preservação da natureza e recadinhos bem-humorados..........o resultado aparece na limpeza e preservação do ambiente. 

O Balneário do Broma funciona de terça a domingo das 9h às 17h e o ingresso custa R$ 15 por pessoa. e o telefone para contato é (82) 3323 8263.