24 de jul de 2011

ALAGOAS E SUA HISTÓRIA - PARTE I



O Homem deixa marcas por onde passa.......seja pela grandeza de seus feitos.........seja pela beleza de suas obras.........ele continuará sempre recorrendo ao passado para encontrar seu lugar no presente.....



A história do nordeste do Brasil, principalmente do estado de Alagoas, caminha junto com a história das diversas áreas da região...... a arquitetura....... pintura e outras manifestações  culturais......por muito tempo estiveram ligadas a capitania de Pernambuco....... Porque a região de Alagoas pertencia no inicio a antiga capitania hereditária inicialmente e comandada por Duarte Coelho.....desde 1535.

Portanto não existem diferenças fundamentais entre a arte de Penedo, Alagoas, e a arte de Olinda em Pernambuco........os diversos artistas trabalharam em toda a extensão da capitania desde seus primeiros dias. As influências existentes de outros artistas são visíveis na matriz de Água Branca...........nos seus retábulos de altar entalhados por artistas da Bahia...........contratados pelo barão de Agua Branca, por conta de facilidades de comunicação com aquela capitania.

Duarte Coelho se preocupou com a sustentabilidade da capitania....plantou cana-de-açúcar e  estabeleceu engenhos para cuidar da produção.....e a construção de templos.As áreas escolhidas para assentar vilas..........povoações e cidades estavam vinculadas a aos portos para o transporte dos bens da economia rural para a Europa e a paz com os nativos.


Conhecendo a costa brasileira........Duarte Coelho desceu o sul do litoral e escolheu para dar inicio á sua vila e sede administrativa uma colina com um trecho de mar abrigado. O porto ficava em uma península diante de uma linha de arrecifes que o protegiam.........a logística urbana adotada......porto.......sede.........plantação, era muito moderna para a época .

A Vila de Olinda a primeira criada, foi  edificada no alto de uma colina  e Duarte Coelho a construiu a maneira ainda dos usos da Idade media..........uma torre em pedra e cal onde passou a residir..........diante da torre foi construída a matriz do Salvador do Mundo.......ao fim da rua.......... um hospital e uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Misericórdia........no início, o aglomerado criado foi protegido por uma paladiça de madeira desde a torre........cercando o casario e o hospital...........esse modelo determinou a forma urbana também de outras vilas que surgiram depois da sede. Para a sobrevivência da capitania, Duarte Coelho trouxe e plantou ao redor da vila cana-de-açúcar.

O aglomerado cresceu e deu lugar a uma próspera vila, além de outras duas, a de Itamaraca e a de Igaraçu.........vilas criadas sob o mesmo modelo organizacional. Com o passar dos séculos, as terras se encheram de engenhos e com eles os vilarejos de suporte para a vida rural.  Os povoados e engenhos se ligavam uns aos outros por meio de vários caminhos.........verdadeiras teias de concepção moderna, resultado de experiência vivida na Europa..........com o crescimento do comércio vieram o luxo e a pompa e as boas construções. Olinda era uma Lisboa pequena.........e nas demais aldeias os modelos eram seguidos a risca pelos que constituíam a sociedade.