2 de jul de 2011

JARARATINGA - AL


CADÊ CALABAR?
Documentário - Japaratinga - Alagoas

Ficha Técnica 


Roteiro e Direção:
 Joaquim Alves de Oliveira Neto 

Formado em Psicologia
Professor aposentado do Departamento de Arte da Universidade Federal de Alagoas

Produção: 
Jomani
Rainel Dantas
 
Joaquim Alves de Oliveira Neto
 
Imagens:
 
Onilson Pires
 
Som:
 
Rainel Dantas
 
Edição:
 
Anderson Augusto
 
Elenco:
 
Régis de Souza
Antonio Freire
Pastora Oliveira
Madalena Oliveira

CADÊ CALABAR? 

Documentário: Um resgate da história de Domingos Fernandes Calabar, que tomou o partido dos holandeses durante as sangrentas batalhas entre portugueses e invasores no Brasil Colonial. Preso, Calabar foi torturado, morto e esquartejado, e o povo foi proibido de tocar em seu nome. Hoje, poucos conhecem sua história na região de Japaratinga, palco das lutas de que ele participou.

Conheça Japaratinga: Fundação: 1960 / Localização: Região Leste do Estado, a 115km da capital / 6.799 habitantes / 85km²

Suas origens estão numa colônia de pescadores na região de Maragogi. No início, o povoado chamava-se Japaratuba da Praia. Com o passar dos anos, as famílias começaram a plantar coco, que hoje é tido como um dos melhores de Alagoas. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte e barcaças a vela, utilizados no transporte de coco e açúcar. Em 1960, Japaratinga foi desmembrado do município de Maragogi

Vídeo na cidade de jararatinga.......





CAPELA - ALAGOAS


NELSON
Ficção - Capela - Alagoas

Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
Thalles Gomes Camêllo da Costa

Capela - Alagoas

Estudante de Direito
20 anos
Produção: 
Carolina Albuquerque
Imagens: 
Sérgio Ribeiro
Som: 
Pastor Tsapa
Edição: 
Charles Northrup
Elenco: 
Elói Borges
Fabio Pereira dos Santos
Pastora Maria dos Santos

NELSON

Ficção: Depois de assistir ao assassinato do pai, Nelson acompanha a sua última procissão em Capela. Resta a ele juntar-se à multidão e fazer mais um pedido à santa.

Conheça Capela: Fundação: 1890 / Localização: Zona da Mata alagoana, a 63km da capital / 18.667 habitantes/ 206,2km²

Capela é conhecida como Terra dos Canaviais, por conta das plantações de cana-de-açúcar, e Princesa do Vale do Paraíba, por ser banhada pelo Rio Paraíba. Acredita-se que as origens da cidade estão relacionadas à construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, erguida por volta de 1750 nas proximidades do local onde hoje se encontra a matriz. Essa igrejinha foi construída por Manoel Ferreira Dessa, pernambucano que se tornou figura influente em Capela. De 1850 a 1890, a população lutou, por meio de abaixo-assinados, para a criação do município. Finalmente, em 16 de outubro de 1890, Capela foi separada de Atalaia. 

Assista ao vídeo..........mostra boa parte da cidade e da cultura de Capela........