10 de jun de 2011

ALAGOAS E SUA HISTÓRIA


Sempre quero me sentir parte dos lugares aonde vou.........é como quando leio livros...........passo a fazer parte da historia.........sou um dos personagens.....

Faço parte deste estado desde o início de 2010..........então também estou nesta história..........quero conhecer cada canto..........descobrir cada cidade...........entender a forma de pensar deste povo...........descobrir Alagoas indo..........não só por livro como diz Amyr Klink..........mas........na conversa com pescadores...............na historia do jangadeiro................conversando com as rendeiras..............participando das festas típicas e quantas coisas mais eu puder ver e fazer.

Quero mostrar que cada lugar que visitamos não é apenas mais um lugar.........mas........um lugar com passado........presente e futuro..........onde pessoas com diferentes historias de vida estão prontas a nos transmitir sua sabedoria..........mostrar que um lugar não é apenas a paisagem ou a arquitetura..........mas muito mais que isso..........um lugar é ........aquela historia que não foi contada...........a dança que foi ensinada por diversas gerações..........a comida típica ........os causos do povo...........os costumes...........os cheiros..........coisa que os olhos não observam............mas que faz a grande diferença para que possamos dizer....... conheço esse lugar.

Então começo a lhes mostrar um pouquinho do estado de Alagoas.......

Alagoas esta localizada na Região Nordeste do Brasil.......seu nome vem da grande quantidade de lagos existentes na região, ao redor de rios que banham o estado...... Sua população é uma miscigenação de franceses, holandeses, portugueses, negros e índios...........o estado tem 3.120.494 habitantes – censo de 2010-...........Maceió......capital de Alagoas.........é a cidade mais populosa do estado, possui 932.748  habitantes.

É o estado que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil,..........média de 0,677....... seu desenvolvimento lento está  relacionado com sua colonização..............desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços.

Já foi o maior produtor de cana-de-açúcar da Região Nordeste........em 1730 já  possuía mais de cinquenta engenhos.............muito da sua característica econômica e social ainda vem do período colonial e ainda hoje depende das grandes plantações de cana-de-açúcar, que se estendem do litoral á Zona da Mata .........mas o baixo nível de mecanização e a pouca produtividade, tem registrado redução gradativa em suas safras durante os últimos anos............recebe benefícios do governo federal, desde a década de 60..... desenvolve também o setor industrial................exploração de petróleo e do sal-gema e outras indústrias de médio e pequeno porte.

Em 1630, Alagoas foi cenário da maior revolta de escravos da História do Brasil, sendo a sede do Quilombo dos Palmares chefiada por Zumbi...........o quilombo chegou a ter uma população de 30.000 habitantes que viviam em várias aldeias.

O quilombo resistiu 65 anos............foi destruído por Domingos Jorge Velho em 1694, e seu líder, Zumbi, morto no ano seguinte........... Muquém é uma das comunidades remanescente de Quilombos.

Alagoas abriga um litoral rico em belezas naturais.........com áreas de mangue e lagoas............praias belíssimas.............as mais bonitas do nordeste...........sua culinária é rica e diversificada, à base de frutos do mar.........o prato típico  do litoral é o  sururu, espécie de marisco retirado do fundo das lagoas  Manguaba  e Mundaú.........no sertão e agreste o prato é carne de bode.
 A capital Maceió é a mais visitada.........mas...........as cidades de Barra de São Miguel.........Barra de Santo Antonio............Paripueira........Maragogi.......entre outras cidades litorâneas ...........são muito agradáveis e a paisagem é maravilhosa.

Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia...........cidades históricas...............com museus e arquitetura riquíssima...........mas todas as cidades de Alagoas são lugares para se conhecer .........agreste e  sertão.......... e também o histórico Rio São Francisco.... –foz e cânion e o Canal do Serão-...........Palmeira dos Índios..........Arapiraca......-.segunda maior cidade de Alagoas -.........e tantas outras.

No próximo post contarei um pouco da capital Maceió.