11 de abr de 2011

UM DIA EM SÃO PAULO


Loucura andar em São Paulo nos dias de hoje….abandono por todo lado….reclamações de taxistas...motoristas de ônibus e população.

Oito e trinta de una sexta feira.......calor e sol ........Rebouças com  transito pesado.......pessoas andando rápido nas calçadas......mochila nas costas.....Andei 5 quadras para achar um taxi na rua Pinheiros..........destino ........avenida Santo Amaro........... Casa da Arte......30 minutos de transito lento.
Saindo da loja as 10 e 30h da manhã, segui para ponto de ônibus da Avenida Santo Amaro .....destino...... Praça da Bandeira ...centro da cidade.

O ônibus chegou rápido..... mas sair dele demorou muito.......apesar do corredor de ônibus, o transito estava congestionado......nas curvas percebia-se o quanto estava difícil andar...parecia um trem com muitos vagões........pessoas dentro do ônibus reclamando........descendo sem ter chegado ao seu destino.....outras falando ao celular se desculpando com chefes pelo atraso.....quase todo mundo desceu do ônibus....permaneci.

Depois de tempos parado ele volta a andar muito lentamente ......Muitos pontos  a frente  vejo uma moça subir pela porta traseira.....fiquei imaginando  porque......ela se sentou no banco de trás do meu e falou ao celular .....prestei  atenção na conversa .......como que para passar  mais rápido o tempo ...........ai que percebi...... Ela já estava no ônibus e sentada no mesmo lugar a pontos atrás e ela foi uma das que desceu antes de chegar ao destino....tudo estava tão lento que ela conseguiu descer....andar bastante e voltar a entrar no mesmo ônibus  muitos pontos  a frente.

Finalmente chego ao ponto final.......Como eu disse Praça da Bandeira........meio dia.....estou com fome e calor.
Atravesso pela passarela para ir pelos lados da rua direita........quase ao lado do antigo Mappin...hoje casas Bahia ......   Vejo um lugarzinho simples, mas limpo.....entro para almoçar.......arroz, feijão, um bife a milanesa, batata palha e suco de mamão com laranja........esqueci que nesses lugares os pratos de comida são fartos e baratos.....o que pedi dava para duas pessoas comerem......conclusão .....sobrou comida e suco
.
De lá atravessei o viaduto do chá.....uma boa caminhada pelos arredores.....procurando uma loja de material de arte e engenharia.......descobri que ela existia.... Mas do outro lado ......rua Barão de Itapetininga .......no ultimo quarteirão.......num prédio no oitavo andar......coisa que se eu não perguntasse numa livraria ali perto, nunca iria achar.... Loja ótima e por incrível que pareça com bastante gente. Comprado o que eu queria, voltei à rua e desci as escadas para o metrô......pensando em ir no Center 3, na Avenida  Paulista assistir um filme.

A primeira parte do trajeto foi  fácil.....mas depois......deveria descer na estação Ana Rosa......metrô cheio.....errei e  desci na estação  Paraíso.....volto ao metrô novamente..... Começa o martírio....... tudo lotado com problemas na linha.....aviso que tudo estava muito lento e as paradas nas estações seriam mais demoradas......amontoamento de gente nas beiras dos trilhos......pessoas querendo se enfiar pelos pequenos espaços existentes.......gente querendo furar fila .....Quando o metro parou ....uma avalanche de gente descendo e outra querendo subir.......entrei empurrada .....fiquei prensada e sai empurrada novamente. Mudo de linha novamente e tudo recomeça......sardinha enlatada ........dificuldade para arrumar lugar para me firmar........hora de descer........empurra, empurra.......pessoas mandando  segurar a porta ...um moço que não ia descer quase voltou para plataforma......finalmente....... Avenida Paulista.....MASP.

Nova caminhada........ Agito das pessoas .......abordagens de pessoas.....greenpace...... desvios e chego ao Center 3.......com sede e dor de cabeça........tomo uma coca.....vejo os filmes em cartaz e decido pelo RIO, as 15 e 30h.......enquanto espero, nada como ver vitrine......não resisti ao ver um sapatinho lindo e confortável....vermelho...comprei.

No piso 3 espero o horário do filme...compro pipoca e coca......paro perto do balcão e observo as pessoas .......um senhor grandão com um saco de pipoca gigante....equivalente a um pacote de 5 kilos e um copo de coca de 1 litro.....numa mesinha uma moça com vestido rosa e sapato também rosa tomava café e folhava uma revista, absorta estava com os pés cruzados mas o vão da perna aberta......em outra mesa um rapaz tomava café e lia um jornal...ao meu lado uma moça encostada perto da cancela ......quietinha só observava.
 Hora do filme. ...escolhi uma poltrona logo na entrada....no alto...atrás de mim senta uma mãe com duas meninas ......pelo que percebi  argentinas ou sei lá ......falavam um espanhol meio aportuguesado.

O filme começa . ...o cinema está bem vazio....o filme Rio tem um visual muito bonito...colorido lindo vivo ....historia bonita sobre amor pelos pássaros e pessoas.....mas........foca também muito que o Rio é só festa, carnaval e bandidagem...as musicas temas são bonitas mas quase todas voltadas ao carnaval.

17 e 3h fim do filme....... Resolvo voltar a pé  para o apartamento na Cristiano Viana....já estava  sem sol e vento mas fresco.......caminhada rápida ......parada numa loja de conveniência para um café e estou de volta em casa...... 18 e 20h....ufa  ......cansei....só quero banho e não fazer nada.