21 de fev de 2011

USINA DO ANGIQUINHO – ALAGOAS


A Usina do Angiquinho .....também denominada de "Ninho da Águia.....foi a primeira hidrelétrica nordestina.......sua construção possibilitou o desenvolvimento do alto sertão de Alagoas, aproveitando a queda da Cachoeira de Paulo Afonso.........O sertão de Alagoas, precisamente a Cidade de .Pedra – hoje Delmiro Gouveia - teve energia elétrica antes mesmo de Recife em Pernambuco ........cidade considerada na época a capital do nordeste.

A Usina inaugurada em 26 de Janeiro de 1931 pelo empresário Delmiro Gouveia, tinha como objetivo fornecer energia elétrica a uma  indústria textil,  chamada  Companhia Agro Fabril Mercantil, localizada na Cidade de Pedra .....Sua energia também foi usada para alimentar uma bomba d'agua que abastecia a mesma cidade.

A Hidreletrica , está encravada no meio de um paredão de granito no Cânion do rio São Francisco......um penhasco de 84 metros de altura. Funcionou até a década de 60, gerando energia para cidade de Delmiro Gouveia e outros povoados e também manteve os primeiros acampamentos da construção do complexo de Paulo Afonso...... Está localizada no município de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas fazendo divisa com Paulo Afonso na Bahia.

Esse ousado projeto que continua de pé o alto sertão alagoano, se transformou numa área de preservação cultural e pólo turístico..... hoje encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local,  ou pela sua interessante história contada pelos guias do local.

O patrimônio do Complexo da Usina de Angiquinho é tombado pelo Estado de Alagoas.......foi revitalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) mas a gestão do complexo é da Fundação Delmiro Gouveia (FDG), que liderou o movimento pelo resgate do acervo.

Todos os equipamentos da hidrelétrica estão recuperados.... as casas das bombas e das máquinas – que abrigam as turbinas da primeira hidrelétrica do Nordeste........ as escadarias de metal que desce 45 metros abaixo das rochas - escadas em espiral, com plataforma para mirante......a velha casa das máquinas, que abriga os três geradores da época........ a linha férrea........ a casa onde morou o pioneiro Gouveia e a vila operária.......Aguas muito limpas mostram o fundo translúcido do Velho Chico.... pedras..... rochas.....fendas para todos os lados.

A visão é maravilhosa-  mesmo para aqueles que não se interessam muito por hidrelétricas e  historia-....... vale  a pena conhecer......ouvir a historia por guias bem preparados......ver as fotografias no prédio da sede......voltar no tempo ............