13 de fev de 2011

CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO

O rio São Francisco ou Velho Chico nasce no estado de Minas Gerais atravessa o estado da Bahia, faz divisa ao norte com Pernambuco e é divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, deságuando no Oceano Atlântico.... atingindo 2 830 km de extensão.

O rio corta áreas influenciadas por diferentes climas, vegetações e relevos .......é utilizado com fonte hídrica para a geração de energia em cinco usinas hidrelétricas.

Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as chuvas são relativamente abundantes....... outros pontos o clima é muito seco.

O Velho Chico percorre regiões semiáridas, com pouca chuva e afluentes temporários, mesmo assim não seca em nenhum período do ano......, seu volume é mantido por afluentes no centro do Estado de Minas Gerais.


O Canyon do São Francisco é um dos quatro canyons mais profundos do planeta.........com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó deu-se origem a um cânion.........formado por um vale profundo.......65 quilômetros de extensão......170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros .....o canyon fica na fronteira de Sergipe e da Bahia, na região da usina de Xingó

Cânion ou Canyon significa "canhão".......termo usado em geologia para designar um vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos, geralmente escavado por um rio.

A maior parte dos canyons originam-se por um longo e lento processo de erosão fluvial e eólica. Diferentes camadas rochosas pouco consolidadas a partir de um planalto, são erodidas lentamente por um curso de água, criando um vale.

As paredes se formam quando camadas de rochas resistentes à erosão são encontradas, de modo que a água continua escavando um vale para baixo , não afetando a rocha dura.

O Canyon do Rio São Francisco apresenta encostas com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. As rochas das encostas são de granito avermelhado e cinza, chegando a medir mais de 50m de altura ..........a vegetação é de caatinga rasteira, com uma fauna rica e variada, constando inúmeras espécies de répteis, insetos e aves.


Pode-se conhecer o Cânion do Rio São Francisco do lado de Sergipe através de passeio em catamarã com saída o bar e restaurante flutuante Karranca’s........ Durante o passeio são apresentadas informações sobre o rio , e sobre as formações rochosas

Os paredões de pedra surpreendem pela altura e fazem um belo contraste ao azul das águas do velho Chico. Antigamente a média de profundidade do trecho do rio onde acontece o passeio era de 15 metros, mas com a água represada após a construção da Hidroelétrica de Xingo, essa média passou para150 metros, chegando a 160 m em alguns locais.

Perto da Gruta do Talhado, pode-se tomar banho no rio ou fazer um pequeno passeio de canoa para conhecer mais de perto as.diversas formações rochosas da gruta.

O Mirante do Talhado e região ........ será cenário da próxima novela das 18h da Rede Globo........e a primeira cena da novela será passada no município de Piranhas (AL).....outros 2 municípios que também servirão de locação é Olho D'Água do Casado(AL) e Canindé do São Francisco (SE).