15 de dez de 2011

PORTO DE SAUÍPE


Conhecer o patrimônio cultural de um lugar nos permite ultrapassar o tempo........viajar entre o passado e o presente............nas edificações e expressões que contam a história local.

Todo artesanato tem valor cultural.......mas apenas alguns guardam a memória de saberes que se perpetuam e  se renovam na arte de fazer........são os saberes compartilhados que se ajustam no cotidiano e nos costumes......que se traduzem na preservação inovadora  das técnicas e estéticas artesanais.



 Porto de  Sauípe nasceu entre   os   anos 1620 á 1640.......... no inicio só haviam  os   índios  Tupinambás..........depois os Portugueses e  Jesuítas..........com a   chegada   dos   escravos,   foram  se  mesclando   as   raças............hoje tem cerca de 10.000 habitantes.


Sauípe na língua indígena quer dizer Formiga..............com a influência da arte indígena, desenvolveu a  vocação do artesanato de piaçava...........um  tipo de trançado   para a   confecção de   chapéus........esteiras........bolsas.......porta revistas......jogos americanos.......tapetes e  outros   produtos.


O artesanato se tornou a fonte de renda principal de muitas famílias desta localidade..........a mariscagem e a pesca de jangadas são outras atividades da população local.


Porto de Sauípe possui lugares pitorescos........natureza belíssima.........lugares calmos para relaxar e descansar.......curtindo o visual e escutando o barulho das ondas na quebra mar.........alem disso possui uma associação de artesãos que trabalham com a palha da piaçava.........impossível ver e não querer comprar.........ou......... simplesmente conversar com as artesãs e escutar as historias que elas tem para contar.


Porto de Sauípe é hoje uma mistura do passado e do   presente..........de   jangadeiros   e do artesanato milenar.....e das   novas  tecnologias trazidas pelo turismo.