1 de dez de 2011

PATRIMÔNIO DO SERTÃO........USINA DE ANGIQUINHOS


Muitas pessoas visitam um lugar uma vez e acham que conheceram tudo, mas os lugares têm vida.............e a vida tem novas historias todos os dias.....

Tem lugares que a vida é tão intensa que você tem vontade de voltar muitas vezes.............outros uma vez só e é suficiente para se saber tudo o que se precisa para entender a historia daquele lugar.

A Usina Angiquinhos é um lugar assim............sempre cheio de vida.......de historia.......e se você quiser.............. tem muitas história dentro da sua história.

Já fui varias vezes a Angiquinhos e em épocas diferentes do ano...........e a cada vez........ é como se eu estivesse lá pela primeira vez.



Para você entender.......... a Hidrelétrica de Angiquinhos foi a primeira hidrelétrica nordestina.......sua construção possibilitou o desenvolvimento do alto sertão de Alagoas......... está encravada no meio de um paredão de granito do Cânion do rio São Francisco...........um penhasco de 84 metros de altura...........localizada no município de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas.


O Complexo da Usina de Angiquinhos é hoje área de preservação cultural e pólo turístico..........tombado pelo Estado de Alagoas............todos os equipamentos da ..hidrelétrica estão recuperados............as casas das bombas e das máquinas – que abrigam as turbinas da primeira hidrelétrica do Nordeste-.............a velha casa das máquinas abriga os três geradores da época............a linha férrea.............a casa onde morou o pioneiro Gouveia e a vila operária............águas muito limpas correm por entre as rochas que formam esculturas belíssimas .............fendas por todos os lados e a mata característica do sertão............cactos e ipês amarelo do sertão.


Para se conhecer a casa das bombas e das máquinas ........é necessário descer 45 metros abaixo nas rochas - as escadarias de metal tem 202 degraus ..........o primeiro lance em linha reta e no final um pequeno patamar..........o segundo lance é muito íngreme e é necessário descer de lado.........porque o pé não cabe no degrau...........mais um patamar e então o ultimo lance ......uma escada em espiral..........em pé, com curvas muito fechadas.........vazada de todos os lados..........quando se desce..........fica-se meio atordoado..........as curvas da escada são muito fechadas e seguidas.....impressão é que a gente pode a qualquer momento cair pelo espaços vazios da lateral da escada...que como proteção só tem o corrimão.......... adrenalina pura.


Mas o esforço vale a pena......a visão é maravilhosa........e a casa das maquinas fica numa casinha pendurada na rocha...........voltar é muito mais simples e fácil.


Desta vez a paisagem estava muito diferente......garoa fina o tempo todo.....muito vento.......mas no meio da vegetação seca..... cactos  com flores....ipês amarelo do sertão floridos, derrubando suas flores no chão e dando um ar muito diferente na costumeira paisagem do sertão....


 Valeu todas as vezes que visitei Angiquinhos......mas........ainda gostaria de voltar outra vez ..........quando estivesse aberta as comportas......dizem que o espetáculo é inesquecível.