11/10/2011

GARANHUNS – A SUÍÇA NORDESTINA



Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco..........localizando-se numa região montanhosa..........cidade também conhecida como ..........Suíça Nordestina, por causa de seu clima ameno no verão e temperaturas baixas no inverno, atípico para a região.............Cidade das Flores ou Cidade da Garoa. Sua população é de 129.392 habitantes........IBGE/2011.


PONTOS TURÍSTICOS

Alto Columinho........ santuário dedicado à São Cristóvão, com duas paredes perpendiculares de tijolos vazados, fica sobre uma das sete colinas de Garanhuns...........do alto, visualiza-se a beleza da paisagem da cidade e o Alto do Magano.

Bica do Timbó....... bica formada pelas águas de uma nascente conhecida como "Grota do Timbó" fica a 30,7 km da sede da cidade.......tem cerca de 1,5 metros de altura.

Casa de farinha do Castainho .......localizada na comunidade de remanescentes de quilombolas........ pode-se conhecer os objetos utilizados para o fabrico de farinha de maneira artesanal.........uma caixa de madeira, chamada de "cevador"........a prensa.......o rodeto e o forno em formato circular de alvenaria e o rodo.........usado para mexer a farinha.

Castelo de João Capão.........construído por João Capão............. trabalhador que ambicionava morar num castelo medieval, o castelo de João Capão fica à margem da BR-423.


Cachoeira de Inhumas......distante 300 metros da barragem, a cachoeira tem três quedas.........a  primeira tem cerca de três metros.........a segunda tem 1,5 metros e a terceira tem aproximadamente 15 metros........onde há piscinas naturais.

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti........construção do século 19.......... arquitetura inglesa com  características semelhantes às edificações da rede ferroviária.

Cristo do Magano.......o Cristo Magano está localizado a 1.030 metros de altitude, sobre um mirante em forma de fortaleza de pedra..........é o Cristo mais alto do Brasil em relação ao nível do mar. .

Espaço Cultural Luis Jardim.......espaço em homenagem ao poeta, escritor, jornalista e pintor.........retrata a história de Garanhuns em painéis de rara beleza.

Fonte Luminosa.........localizada na praça Souto Filho possui canteiros floridos e arborização acolhedora.

Igreja do Timbó........ é a mais antiga de Garanhuns..........sua construção está associada a uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que teria sido trazida da Bahia por um negro escravo fugido do cativeiro, entre 1650 e 1700.

Igreja Matriz de Santo Antônio..........A igreja terminou de ser construída em 1859, mas foi reconstruída em 1872.


Mosteiro de São Bento.........construção de 1940...........foi feita em tijolo aparente e lembra os mosteiros beneditinos.........tem claustro, cripta e uma capela moderna..........funciona como escola de formação de monges e fabrica hóstias.........há também uma loja onde os beneditinos vendem sírios, ícones, pinturas e licores artesanais de jenipapo, chocolate e ameixas. 


Povoado do Castainho...........comunidade negra remanescente do Quilombo dos Palmares......
as famílias moram em casas de taipa ou alvenaria.......preservam as tradições culturais, costumes e a experiência de trabalho coletivo......para resgatar a tradição cultural mantêm a dança "samba de coco" e a festa "Mãe Preta".......no "Festival de Inverno" o povoado é sede de oficinas culturais.

Praça Dom Moura.......... grande e arborizada.........canteiros floridos.........tem no centro um carramanchão, com colunas de cimento semelhante a um palco romano.


Relógio de Flores........construído em 1979 na praça Tavares Correia.......único no Norte e Nordeste..........em quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo.........os números são feitos com plantas e flores.


Alem dos lugares especiais..........Garanhuns ainda tem festival de JAZZ no período de carnaval e o Festival de Inverno com shows de diversos estilos de músicas....espalhados por toda a cidade.
Vale a pena conferir.