22 de out. de 2011

CAMPINA GRANDE - RAINHA DA BORBOREMA- PARAÍBA




Campina Grande está localizada no centro do estado da Paraíba – Brasil.............conhecida também como a Rainha da Borborema – está localizada na Serra da Borborema_ é uma cidade-pólo......com  cerca de 400 mil habitantes – censo 2010..........é a maior cidade do interior do Nordeste destaca-se economicamente no setor da prestação de serviços...... comércio ........e é uma forte referência na produção de tecnologia.

Fabrica softwares......para várias partes do mundo............reconhecida como a cidade tecnológica........possui cinco universidades, com cursos, sobretudo, na área de Ciência e  Tecnologia......com diferentes cursos de mestrado e doutorado reconhecidos no Brasil e no mundo.

Cidade limpa e muito arborizada......com diversas avenidas que cortam a cidade em todos os sentidos.......possui inúmeros pontos turísticos que vale a pena serem visitados.

PONTOS TURÍSTICOS


 Açude Novo
O Açude Novo- Parque Evaldo Cruz – de formato circular, fica no Centro da cidade.......parque com muitos bancos e árvores e pequenos restaurantes que ficam em volta de uma fonte.



Açude Velho
O Açude Velho - centro da cidade de Campina Grande.......foi uma fonte de abastecimento de água para Campina e região...........hoje, é um cartão postal e patrimônio histórico.



 Biblioteca Municipal Félix Araújo
Possui mais de dois mil livros em seu acervo, além de uma estação digital.



 Casa da Cultura e Memorial Severino Cabral
Conhecida como a Casa de Severino Cabral - ex prefeito-....... sede da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande.......há um acervo de fotografias da década de 60, mostrando solenidades com a participação de Severino Cabral e muitos móveis daquela época, como cadeiras e mesas e até um piano.



 Centro Cultural Lourdes Ramalho
O local funciona como espaço para diversos cursos destinados a crianças, jovens, adultos e idosos.



Estação de Trem de Galante
A estação de Galante está desativada desde 1997........durante o mês de junho, ocorre o famoso passeio junino “trem do forró” - trens de passageiros saem da velha estação de Campina Grande até a estação de Galante - distrito do mesmo nome- ..........a viagem é animada por “forrozeiros”......atrai grande número de turistas.



 Parque da Criança
É o maior parque da cidade.............6.700 m² com pista de um quilômetro pra caminhada........rampa de skate.........parque com escorregos, balanços e outras estruturas para crianças........além de áreas gramadas, campos de futebol de areia, vôlei, quadras, pistas de bicicross, sorveterias, lanchonetes e quiosques cobertos para relaxamento.



Praça da Bandeira
A Praça da Bandeira é a praça mais tradicional de Campina Grande........conhecida também como “Praça dos Pombos”............devido a enorme quantidade destes animais que existe no local...........situar-se no coração da cidade.



Sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba
A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP foi constituída em 1949.



Esculturas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga
Batizado como “Farra de Bodega”, o conjunto de escultura inclui uma mesa em forma de pandeiro e um banquinho, onde os turistas podem sentar e tirar fotografias.



Museu de Artes Assis Chateaubriand
Criado em 1967 o Museu de Artes “Assis Chateaubriand” o acervo é composto atualmente de 474 obras de arte------várias técnicas e procedimentos de arte........ desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, colagens e outros métodos..... possui ainda atividades com Exposições, cursos, oficinas e pesquisa.



 Museu do Algodão
Instalado na antiga estação ferroviária, retrata a história da matéria-prima que impulsionou o desenvolvimento da região no início do séc. 20.



Museu Histórico
Ocupa um escondido prédio de 1814, no Centro, onde já funcionou a cadeia da cidade.......expõe painéis, mapas que registram o desenvolvimento da região.......dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, joias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.



 Museu Luiz Gonzaga
Como forma de homenagear e reverenciar um dos maiores ícones da música nordestina foi implantado em Campina Grande o Museu Luiz Gonzaga, onde é guardado parte do acervo do “Rei do Baião”, quem mais soube expressar o sentimento da alma nordestina.



Teatro Municipal Severino Cabral
Teatro Municipal Severino Cabral foi fundado em 1962.........de grandes dimensões para a época, foi um dos grandes impulsionadores da cultura campinense.



 Teatro Rosil Cavalcanti
O Teatro está localizado no Centro Cultural, sendo construído na gestão do então prefeito Enivaldo Ribeiro, homenageando o pernambucano e teatrólogo Rosil Cavalcante que escolheu Campina Grande para viver e fazer carreira. O local é palco de diversos eventos e palestras de estímulo a cultura, muitas vezes em parceria com o próprio Teatro Severino Cabral.



Vila do Artesão
Muitos produtos bem interessantes....... velas, sabonetes, produtos de porcelana, gesso, couro, bijuterias, sandálias, bolsas, pedras, minerais, artigos.





10 comentários:

  1. deve ser muito interessante é uma cidade que
    nos faz rever nossa visão do nordeste brasileiro
    gostaria de conhecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou indo pra lá em junho, ta afim de conhecer ? junho é o mometo.

      Excluir
  2. Muito bem organizada e cheia de cartaz, pra quem recebe turistas o ano inteirinho como eu, Campina Grande é uma cidade que me enche de orgulho ao ver nos olhos do forasteiro o ar de surpresa e encantamento, geralmente a imagem que se tem do interior da Paraíba pra quem vem de fora é de seca, de fome de miséria, quando se chega aqui ver-se o desenvolvimento a pujança, percebe-se que aqui é de fato capital do trabalho e da "paz". Campina Grande é um grande é exemplo para o Brasil inteiro, onde há educação há desenvolvimento, temos um aqui um polo tecnológico e educacional exemplar, mas ainda com grandes gargalos. O maior valor desta cidade está na força do seu povo, no orgulho e na dedicação, somos uma cidade importadora de mentes pensantes para o mundo inteiro e hoje um dos grandes desafios é justamente criar um habitat mercadológico onde essa mão de obra extremamente qualificada possa labutar aqui e perpetuar ainda mais o conhecimento deste povo.

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa cidade morei dois anos lá e aconselho ! muito boa

    ResponderExcluir
  4. Bela cidade, sempre que vou a Paraíba passo em Campina e me surpreendo com a beleza e o tamanho da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Campina Grande - a verdadeira cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Estas paisagens maravilhosas nos fazêm sonhar
    Espero conhecer esta linda cidade em breve,mas até acontecer vou ficar sonhando !!!

    ResponderExcluir
  7. Estive em Campina Grande a muito tempo atr´s...mais ou menos uns 39 anos. Não reconheço mais uma rua. Meu ex-marido é de lá. Fui conhecer meus sogros. Quase não deu para conhecer nada. Cheguei a ir a João Pessoa mas apenas por um dia. A família de meu ex-marido tem propriedades em Campina Grande no Bairro Quarenta.

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de dizer. Quando estive em Campina Grande, gostei muito da cidade, mas gostei muito também da carne de sol que a família de meu ex-marido ofereceu, das rodinhas douradas (tipo rabanada com coco) que a tia dele fez, e do feijão de corda com galinha assada que minha sogra fez...nunca mais comi uma galinha assada como aquela...também me empapucei de umbú e pitomba...

    ResponderExcluir