19 de ago de 2011

ILHA DA CRÔA



Depois de um longo tempo sem pegar a estrada, fomos a Ilha do Crôa, apenas para gozar da tranqüilidade do local e comer os deliciosos bolinhos de macaxeira com recheio de camarão do Bar e Restaurante do Pituba.




Desde que conhecemos a Ilha do Crôa sempre levamos nossas visitas lá...... localizada a apenas 40 quilômetros da capital Maceió, no estado de Alagoas, na chamada Costa dos Corais..........a Ilha da Crôa é uma península que os habitantes locais preferem chamar de ilha...........pertence ao município de Barra de Santo Antônio.



A região foi habitada por tribos indígenas que tinham no lugar todo o necessário para viver.............deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853..........a partir daí começou o progresso no povoado à margem do rio Santo Antonio Grande que corta a cidade..........um lado mais urbano que integra a estrutura da cidade, sede da cidade e o outro, mais turístico e nativo.......onde se concentram os principais pontos turísticos.


A Ilha da Crôa conserva ainda praias com característias selvagens........coqueiros típicos de vegetação tropical ao longo de todas as praias...........arrecifes formam piscinas naturais de aguas cristalinas.



Uma das belas praias da ilha é a Praia de Carro Quebrado........deserta........areia fina e dourada........águas verdes cristalinas com fortes ondas.......piscinas naturais e recifes de corais........localizada ao norte da Ilha da Crôa........ao final da praia formações montanhosas........conhecida como falesias.........a poucos metros da beira-mar.........caracterizada pela cor vermelha.......laranja......lilas.......branca...........considerada uma das mais belas do Brasil.



A Praia da Enseada.......selvagem com mais de 5 km de extensão........areia branca.........águas tranquilas........repleta de coqueiros ao sul da praia de Carro Quebrado.


Praia de Tabuba........com as casas de veraneio situadas em seu calçadão ............ao longo de toda a praia encontramos as famosas Jangadas...........pequenas embarcações  a vela, que levam os turistas até as piscinas naturais, formadas entre os recifes de corais.



A Praia de Maré Mansa.........mais ao sul.......... frequentada basicamente por turistas e moradores da ilha.........areia fina..........águas tranquilas........... bares rústicos e comidas típicas..........ao sul da praia da Maré Mansa, está a foz do rio Santo Antonio Grande.......formando a típica vegetação de mangue........na maré baixa..............enorme banco de areia se forma na foz do rio adentrando ao mar.


O bar e restaurante do Pituba fica na praia de Maré Mansa, quando fui pela primeira vez, era pequeno e com poucas barracas, hoje está bem maior mas a tranqüilidade e a comida é a mesma.......tudo é muito rústico....,,,,restaurante ............banheiros......... as cabanas com telhado de folha de coqueiro........redes para descanso ......musica praticamente ambiente.......é o melhor lugar se você quiser tranqüilidade..........ouvir o som do mar e o vento nas árvores e depois do almoço tirar aquela soneca............além da amizade curtir a boa com o Pituba.


A Ilha da Crôa também tem a simplicidade das casas dos nativos contrastando com os monumentos históricos coloniais, sendo referência até hoje da arquitetura holandesa a igreja Matriz de Santo Antônio........fundada em 1753......pelos holandeses e o Alto do Cruzeiro.