7 de jul de 2011

ROTA DO AÇUCAR - ALAGOAS

O Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar......conhecido por Rica......traz três estados nordestinos – Alagoas, Pernambuco e Paraíba – como referência do novo produto turístico. A herança do cultivo da cana-de-açúcar é o tema desse roteiro, o legado cultural adquirido por meio da colonização brasileira fica evidente com a cultura canavieira. remanescentes do século XVIII.

Em Alagoas, as cidades que fazem parte da rota são...... Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar, Coruripe e Maragogi.

Esse projeto procura ampliar a gama de produtos oferecidos ao turista que visita o Nordeste ......oferecer atividades diferentes do que o turismo de sol e praia........busca resgatar os engenhos e a história da civilização do açúcar.

O grande atrativo da rota é o resgate histórico do processo produtivo do açúcar no Brasil.......conhecer todas as etapas desse processo desde o plantio da cana-de-açúcar, passando pelos engenhos, até chegar nas modernas usinas de produção de açúcar e álcool.

O Roteiro Integrado Civilização do Açúcar em Alagoas....abrange a cultura e história da cana-de-açúcar com visitas a engenhos e comunidades locais.........muitos desses produtos já existem há algum tempo e são comercializados..........mas alguns foram formatados de uma nova maneira integrando novos elementos.

A idéia é transformar os equipamentos existentes em atrativos......... resgatar a culinária típica da época da civilização do açúcar ......doces, licores, cachaça .............e danças folclóricas que fazem parte do acervo cultural da região dos engenhos.

O projeto da rota tem como uma de suas prioridades incentivar a população local no resgate de sua história como fonte de renda.............é o conceito do turismo sustentável.