A capitania de Pernambuco se estendia até o Rio São Francisco.......ao norte estavam as capitanias de Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte..........mas a prosperidade se deu mais rapidamente em Pernambuco. As construções mais importantes, as igrejas e os conventos das principais vilas do Nordeste foram reedificadas e ampliadas, tentando atingir a pompa e a circunstancia vivida pelo gosto barroco.
Antes de 1630........a linguagem artística era o maneirismo ...usado na Europa, principalmente em Portugal......esse gosto artístico era mais visto na arquitetura, com colunas, arcadas e adornos .
Um estilo tecnicamente simples....... nuas paredes brancas, emolduradas por cercaduras em pedra ou pilastras ornamentadas......no interior das igrejas, o destaque ficava por conta dos altares de rico desenho e simplicidade......o ouro coloria os ornatos e nos nichos as mais diversas imagens da devoção do católico português. Uma aristocracia bem diferente se formava ...........produto do gado e da agricultura......ampliada em nobreza com os gratificantes títulos concedidos em papel pelo imperador D. Pedro II.
Essa aristocracia depois de 1654 retornou ao domínio da região e aceitou o barroco como estilo de toda uma cultura......essa escolha fez ornamentar os interiores com rica talha dourada....... pinturas e azulejaria.......transformando em cavernas de ouro as casas religiosas......o barroco vestia todo o Nordeste.
O crescimento do Nordeste e a independência de outros povos de além-mar .....despertou um sentido igual na região.........assim Pernambuco declara, á sua maneira, a independência visível em 1817 e 1824...... perdendo parte de seu território......surgiu assim a província de Alagoas.....essa separação teve seus efeitos na administração.....mas não na genealogia e em termos de cultura nunca houve diferenças fortes.
As cidades e as edificações.......igrejas, conventos e mosteiros.......refletiam em Pernambuco e Alagoas o gosto pelo maneirismo e barroco..........a quantidade de construções levava á busca de diferenças e originalidades......... retábulos de altares eram diferentes e redesenhados........modelos se multiplicavam em variedade......desde o norte das capitanias até o Rio São Francisco, garantindo unidade de leitura que ainda hoje se percebe.
Acompanhavam a ornamentação interior...........a pintura e o azulejo........formas artísticas que viviam juntas com a talha e a escultura.........ate a criação da província de Alagoas, tudo vibrava com as mesmas imagens..........um parentesco que não se percebia somente na genealogia das famílias.........mas também no estilo artístico das edificações.
O século XIX começou com a separação entre Pernambuco e Alagoas.....a criação de novas cidades......... Maceió sede da província.............com o Império brasileiro cada vez maior no interior, um novo gosto artístico se instalou, o ecletismo que espelhava um mundo que se renovava desde a Europa, sendo Paris, o seu centro......... reflexo do poder das grandes casas de negócios e das vendas de esquinas........a vIda urbana reproduzia, nas províncias , a da corte.......hábitos e costumes obedeciam á Europa ...........o povo do interior buscava emprego nas cidades litorâneas......unindo o rural ao urbano em termos artísticos e cultural.
Para o crescimento do comercio deveria haver novos portos ..........as antigas sedes existentes em determinados lugares do Nordeste não atendiam o exigido..........a cidade de Aracaju substitui a de São Cristóvão e Alagoas do Sul é substituída por uma nova sede Maceió.......que deveria respirar modernidade e materializar o ecletismo de maneira mais marcante do que aquela que se via no Recife..........Maceió nasceu junto com o romantismo do século XIX........ fiel ao ecletismo ....... hoje perdida em boa parte.
Antigos cartões postais da capital mostram a unidade........visível nas ruas do comercio.......da Alegria e do Macena.........no interior a visão estética se perceber na pequena vila do Barão de Agua Branca........as pessoas deveriam mudar nos hábitos e costumes..........mas mudaram os de dinheiro..........instalou-se por toda a parte a pobreza....... em maior quantidade pelo caminho para os centros desenvolvidos.
eu naõ sabia desse trecho da nossa história ; é como eu digo, a escola está longe de realmente ensinar a história da nossa terra: é uma pena para todos, principalmente para os jovens
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluir