11 de jul. de 2011

PENEDO - ALAGOAS

“A cidade se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e se dilata. (...) Mas a cidade não conta o seu passado, ela o  contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos pára-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras”      CALVINO, Italo. As cidades invisíveis.


Com a história conseguimos unir o passado........entender o presente e  projetar o futuro..........

Uma pequena vila ergueu-se sobre um rochedo às margens do rio São Francisco...........a cidade de Penedo conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor............foi palco dos acontecimentos mais importantes do Brasil Colonial...........as marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser vistas na arquitetura barroca de conventos e igrejas.

Em 1636, foi elevada a categoria de Vila de São Francisco,,,,, no final do Séc. XVII a vila começa a ser denominada de Penedo do Rio São Francisco....em 1842 foi elevada à categoria de cidade.................encontramos marcas do estilo colonial, barroco, neoclássicas e até exemplares de art-noveau, do final do Século XIX.......as avenidas e ruas reproduzem em linhas sinuosas o traçado do Rio São Francisco.

Penedo exportava.........para o Rio de Janeiro, América e a Europa...........couro, tecidos, peles, tamancos, artefatos de cerâmica, fumo, algodão, farinha de mandioca e outros produtos agrícolas.........tornou-se conhecida no cenário nacional.

Conhecida como pelos historiadores .......Ouro Preto do Nordeste.........Penedo guarda um rico  patrimônio artístico-cultural, que marca a presença dos colonizadores........é considerada como a Capital do Baixo São Francisco e berço de grandes artesãos e literatos.

No século XVII..........Penedo foi centro de música sacra..........através do Convento Franciscano da cidade que também foi o núcleo fundamental de maior importância na educação das letras da Província das Alagoas.


O município possui 13 igrejas no centro histórico e 10 capelas..........outros atrativos são...........o museu do Paço Imperial..........os sobrados antigos..........os edifícios administrativos e a Casado Penedo.no centro histórico esta também o Teatro Sete de Setembro...........primeiro teatro construído em Alagoas.

O conjunto histórico e paisagístico de Penedo é protegido por tombamento federal de 18 de dezembro de 1995.........pela portaria 169 do IPHAN........Penedo constitui a cidade mais rica em patrimônio histórico e artístico dentre os núcleos urbanos ribeirinhos do São Francisco. 



2 comentários:

  1. Chegaram bem?
    Fico lendo as coisas que vc posta e acho tudo ótimo! Queria não ter o vício do pedagogês para escrever, fica tudo tão formal... Bjo.

    ResponderExcluir
  2. gostei de Penedo. Pena que as escolas não atualizam os conteúdos para mostrar essas
    coisas do Brasil. Gostaria de conhecer, quem sabe um dia bjs

    ResponderExcluir