11 de jul de 2011

PENEDO - ALAGOAS

“A cidade se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e se dilata. (...) Mas a cidade não conta o seu passado, ela o  contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos pára-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras”      CALVINO, Italo. As cidades invisíveis.


Com a história conseguimos unir o passado........entender o presente e  projetar o futuro..........

Uma pequena vila ergueu-se sobre um rochedo às margens do rio São Francisco...........a cidade de Penedo conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor............foi palco dos acontecimentos mais importantes do Brasil Colonial...........as marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser vistas na arquitetura barroca de conventos e igrejas.

Em 1636, foi elevada a categoria de Vila de São Francisco,,,,, no final do Séc. XVII a vila começa a ser denominada de Penedo do Rio São Francisco....em 1842 foi elevada à categoria de cidade.................encontramos marcas do estilo colonial, barroco, neoclássicas e até exemplares de art-noveau, do final do Século XIX.......as avenidas e ruas reproduzem em linhas sinuosas o traçado do Rio São Francisco.

Penedo exportava.........para o Rio de Janeiro, América e a Europa...........couro, tecidos, peles, tamancos, artefatos de cerâmica, fumo, algodão, farinha de mandioca e outros produtos agrícolas.........tornou-se conhecida no cenário nacional.

Conhecida como pelos historiadores .......Ouro Preto do Nordeste.........Penedo guarda um rico  patrimônio artístico-cultural, que marca a presença dos colonizadores........é considerada como a Capital do Baixo São Francisco e berço de grandes artesãos e literatos.

No século XVII..........Penedo foi centro de música sacra..........através do Convento Franciscano da cidade que também foi o núcleo fundamental de maior importância na educação das letras da Província das Alagoas.


O município possui 13 igrejas no centro histórico e 10 capelas..........outros atrativos são...........o museu do Paço Imperial..........os sobrados antigos..........os edifícios administrativos e a Casado Penedo.no centro histórico esta também o Teatro Sete de Setembro...........primeiro teatro construído em Alagoas.

O conjunto histórico e paisagístico de Penedo é protegido por tombamento federal de 18 de dezembro de 1995.........pela portaria 169 do IPHAN........Penedo constitui a cidade mais rica em patrimônio histórico e artístico dentre os núcleos urbanos ribeirinhos do São Francisco.