18 de jun. de 2011

SÃO JOÃO NO NORDESTE - FESTA JUNINA




Cada pedaço do Brasil é como se fosse um país diferente........um pouquinho de nossas raízes em cada lugar........sempre imaginamos que em todo o Brasil as festividades tradicionais são comemoradas de maneira igual.......afinal somos um só país de norte a sul.



A festividade junina mesmo sendo trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, com grande influência de outras culturas........misturou-se aos aspectos culturais do povo brasileiro............indígenas, africanos e imigrantes..........e em cada região do país adquiriu características próprias.....São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e as festas da Região do Nordeste.


A época das festas juninas no Nordeste coincide com o período de chuva...........é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos......São João.....São Pedro e Santo Antônio......como é uma região muito seca, o povo aproveitava as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura..........os índios também realizavam rituais para que a colheita fosse farta.............os dois estilos se juntaram e as festas ganharam  uma nova forma.


Ë na região nordeste que as festas ganham maior expressão.........as festas juninas ou São João.......como é chamado no Nordeste........ têm a mesma popularidade que o carnaval....... as festas de peão ou de Parintins.

O São João..........tem grande importância na vida social nordestina....... é o carnaval do sertão.......muitas cidades se preparam o ano todo ......as maiores festas chegam a reunir mais de 1 milhão de pessoas........outras mais simples são feitas no quintal de casa com a presença de amigos, familiares e vizinhos.


Com o tempo, as tradições foram adaptadas.....hoje as centenas de quadrilhas juninas se apresentam com performances de carnaval. O forró........baião........ xote..........reizado.......samba-de-coco e as cantigas também são típicos do São João do nordeste.......podemos ver também o forró tradicional, tocado com instrumentos antigos como a matraca e o pandeirão   e     as tradições folclóricas como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula.


Hoje........o São João ganhou popularidade por todo o Brasil ......deixou de ser estritamente rural e passou as áreas urbanas...... é muito comum ver grupos festeiros. andando e cantando pelas ruas das cidades....nos shoppings......praças......a comemoração do São João no nordeste é tão importante que o comercio ....shoppings.....lojas de marcas .......propagandas na TV.....tudo gira em função do São João.


O São João ocorre em todas as cidades do nordeste e também em cidades pólos  como.......Cachoeira Cruz das Almas, Piritiba e Senhor do Bonfim na Bahia.............Mossoró no Rio Grande do Norte..........Maceió em Alagoas.........Recife em Pernambuco........Aracaju em Sergipe........Caruaru em Pernambuco..........Campina Grande na Paraíba........Juazeiro do Norte no Ceará e Cametá no Pará.


4 comentários:

  1. Fico esperando você participar de uma festa junina no nordeste para nos contar depois. Vou usar seus textos como referência nas minhas aulas da facul de turismo (com referência, claro, senão estarei plagiando). Beijão.

    ResponderExcluir
  2. muito bom e a idéia da Vera tb, assim vc vai ficando conhecida. Mande fotos de alguma festa bjão

    ResponderExcluir
  3. Vera teve boa idéia, seus textos são ótimos mesmo.

    ResponderExcluir