18 de jun de 2011

SÃO JOÃO NO NORDESTE - FESTA JUNINA




Cada pedaço do Brasil é como se fosse um país diferente........um pouquinho de nossas raízes em cada lugar........sempre imaginamos que em todo o Brasil as festividades tradicionais são comemoradas de maneira igual.......afinal somos um só país de norte a sul.



A festividade junina mesmo sendo trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial, com grande influência de outras culturas........misturou-se aos aspectos culturais do povo brasileiro............indígenas, africanos e imigrantes..........e em cada região do país adquiriu características próprias.....São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e as festas da Região do Nordeste.


A época das festas juninas no Nordeste coincide com o período de chuva...........é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos......São João.....São Pedro e Santo Antônio......como é uma região muito seca, o povo aproveitava as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura..........os índios também realizavam rituais para que a colheita fosse farta.............os dois estilos se juntaram e as festas ganharam  uma nova forma.


Ë na região nordeste que as festas ganham maior expressão.........as festas juninas ou São João.......como é chamado no Nordeste........ têm a mesma popularidade que o carnaval....... as festas de peão ou de Parintins.

O São João..........tem grande importância na vida social nordestina....... é o carnaval do sertão.......muitas cidades se preparam o ano todo ......as maiores festas chegam a reunir mais de 1 milhão de pessoas........outras mais simples são feitas no quintal de casa com a presença de amigos, familiares e vizinhos.


Com o tempo, as tradições foram adaptadas.....hoje as centenas de quadrilhas juninas se apresentam com performances de carnaval. O forró........baião........ xote..........reizado.......samba-de-coco e as cantigas também são típicos do São João do nordeste.......podemos ver também o forró tradicional, tocado com instrumentos antigos como a matraca e o pandeirão   e     as tradições folclóricas como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula.


Hoje........o São João ganhou popularidade por todo o Brasil ......deixou de ser estritamente rural e passou as áreas urbanas...... é muito comum ver grupos festeiros. andando e cantando pelas ruas das cidades....nos shoppings......praças......a comemoração do São João no nordeste é tão importante que o comercio ....shoppings.....lojas de marcas .......propagandas na TV.....tudo gira em função do São João.


O São João ocorre em todas as cidades do nordeste e também em cidades pólos  como.......Cachoeira Cruz das Almas, Piritiba e Senhor do Bonfim na Bahia.............Mossoró no Rio Grande do Norte..........Maceió em Alagoas.........Recife em Pernambuco........Aracaju em Sergipe........Caruaru em Pernambuco..........Campina Grande na Paraíba........Juazeiro do Norte no Ceará e Cametá no Pará.