14 de jun de 2011

MACEIÓ


"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade."


Já morei em muitas cidades e adotei cada uma delas como minha.......não foi diferente aqui......... hoje Maceió é a minha cidade.......e a cada dia aprendo mais sobre ela........a cada dia tenho mais respeito pelo seu povo e sua história.

O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar....... o nome Maceió tem denominação tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k" que significa "o que tapa o alagadiço". ocupa uma área de 511 mil Km quadrados, e uma temperatura média é de 26 graus centígrados.........passou a ser sede do governo de Alagoas em 1839...... está localizada em três patamares.......a baixada litorânea, o terraço e o tabuleiro - variando de 40 a 50 metros de elevação em relação ao nível do mar.........cidade com 40 Km de litoral e 22 Km de lagoa e canais.



A população de Maceió é de 917.086 habitantes -censo de 2010- possui a quarta maior densidade demográfica do Brasil........exerce influência o estado de Alagoas e norte de Sergipe...... é  centro industrial, comercial e de prestação de serviços....


Maceió tem a orla mais bonita do nordeste...... praias emolduradas por coqueiros.......água morna e cristalina que oscila entre o azul e o verde.........jangadas com velas coloridas........piscinas naturais a 2 km da costa.........a maioria de suas praias são calmas .....mas tem também praias para o surf.

Mas.......Maceió não é só natureza.......também é cultura.......artesanatos e  gastronomia...... manifestações folclóricas.........museus.....teatros.....igrejas........arquitetura........alem dos bairros históricos Jaraguá e o Centro  - Jaraguá.....tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas é o berço da história e desenvolvimento de Maceió- preservam um conjunto arquitetônico e acervos que retrata a história da cidade.


Seu artesanato é rico e diversificado...... entre outros.......... temos aqui os trabalhos com fibras do coco e o filé-  renda tipicamente alagoana- .......que ocupam importante posição na economia da comunidade........as feirinhas e o mercado do artesanato são lugares únicos para se conhecer a cultura daqui e onde se pode saborear uma gostosa tapioca de banana com coco e canela.



Maceió é uma cidade apaixonante........trânsito louco de cidade grande e por outro lado a vidinha de cidade de interior que ainda guarda muito do seu passado no convívio de seus moradores que......em alguns bairros.....ainda põem as cadeiras nas calçadas durante as noites quentes para bater papo e jogar buraco.