
5 de mar. de 2010
Casal e Sabesp mostram tecnologia inovadora no combate às perdas de água
Agência Alagoas - AL
01/03/2010 - 11:03
Casal e Sabesp mostram tecnologia inovadora no combate às perdas de água
Durante as visitas, Fireman, Gesner e Motta testaram os equipamentos, constatando sua eficária.
Convênio entre paulistas e alagoanos vai diminuir desperdícios em Maceió
Os presidentes da Casal, Jessé Motta, e da Sabesp, Gesner Oliveira, acompanhados do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, apresentaram, nesta segunda-feira (1º), uma tecnologia inovadora no combate às perdas de água.
A apresentação foi feita durante visita aos serviços que estão sendo realizados pelas duas empresas, em Maceió. Os locais da visita foram a avenida Pilar e a rua Penedo, em Cruz das Almas.
A tecnologia utiliza equipamentos modernos de geofonamento para detectar vazamentos não visíveis (que não afloram à superfície) na rede de distribuição de água. As intervenções fazem parte do contrato de transferência de tecnologia da Sabesp para a Casal.
Durante as visitas, Fireman, Gesner e Motta testaram os equipamentos, constatando sua eficária. A tecnologia absorvida pela Casal permitirá que a empresa aumente sua eficiência operacional e sua capacidade de investimentos, proporcionando melhor atendimento à população do Estado.
Além desses serviços, estão sendo realizados estudos para a setorização da rede de distribuição de água, que vai melhorar o abastecimento de água. Também estão sendo realizados serviços relacionados à redução de perdas comerciais (fraudes e mau funcionamento dos hidrômetros). São realizados trabalhos de inspeção dos medidores para levantar as necessidades de adequações e trocas.
Em breve, a Casal começará, através de empresa contratada, o censo que levantará em todos os imóveis as condições de abastecimento, irregularidades e necessidades de ações.
O contrato Casal-Sabesp envolve recursos da ordem de R$ 25 milhões e contempla também as áreas de gestão operacional, treinamento e qualificação do pessoal técnico da companhia alagoana.

Assinar:
Postagens (Atom)