21 de fev de 2010

MASSAGUERA


¨Uma viagem de mil milhas começa com um único passo.¨


Lao-Tsé




Saímos no comercio de manhã e depois como ainda era cedo, resolvemos conhecer mais um pouco do litoral sul de Alagoas, entramos em Massagueira. 


O nome Massagueira vem do tupi-guarani e significa “lugar que foi alagado”, assim como o vocábulo Maceió, vem de Massaió, que quer dizer “barragem”. Massagueira fica no município de Marechal Deodoro, à 15 km de Maceió, à 5 km da praia do Francês e distante 10 km de Marechal Deodoro.

Foi formada a partir de uma antiga colônia de pescadores, é banhada pela lagoa Manguaba, com coqueirais, canais e manguezais.



Possui bons restaurantes na beira do lago, almoçamos no Restaurante do Pato, o cardápio como o nome diz tem pratos variados com carne de pato e peixes.Comida ótima, chegamos tinha pouca gente mas quando saímos já estava lotado.


Destacam-se também os deliciosos doces caseiros, suspiros, broas e cocadas de vários sabores, que são vendidos em barraquinhas de palha à entrada do povoado. Além do artesanato em renda de filé, com peças multicoloridas e variadas.

RETIRO DE CARNAVAL

¨Viajar é mudar a roupa da alma¨ 
Mário Quintana


Nos feriados do carnaval queríamos fugir do agito e ficamos entre Maceió e Garanhuns- Pernambuco. Garanhuns é uma cidade na serra, tipo Campos do Jordão, no estado de São Paulo, tem festival de inverno e nos dias de carnaval tem festival de jazz, aberto ao publico com nomes famosos do Brasil e do exterior.




Mas esse passeio acho que vai ficar para o inverno mesmo. No fim resolvemos ir para Arapiraca, num retiro da igreja Verbo da Vida, igreja que estamos frequentando aqui em Maceió.


Saímos em comboio do Hotel Matsubara, onde funciona a igreja, às 12 horas e 30 minutos, apenas 128 km, mas com alguns contratempos, chegamos ao hotel Sol Nascente, local do retiro quase às 16 horas, hotel não de luxo, mas relativamente confortável.


Igreja Verbo da Vida Praia - funciona no Bairro Cruz das Almas , ultima praia urbana de Maceió, tem apenas 9 meses de vida e esse foi o primeiro acampamento de carnaval e o segundo evento da igreja. Foi ótimo, tivemos como pregador todos os dias o pastor Natan Rufino e a sua esposa Ana Gaia como ministra do louvor.


São muito jovens, ele é bem novo e ela tem 27 anos, uma bênção. Valeu todos os dias pela Palavra que recebemos e pelas amizades firmadas por lá.

Agora nos matriculamos no RHEMA, que é uma escola para formar lideres, para pregar a palavra. O curso tem a duração de 2 anos e tem aulas 3 vezes por semana, com férias em julho e dezembro. Fizemos nossa matricula na sexta e assistimos aula inaugural e segunda começaremos firmes. 

Queremos aproveitar esse tempo e oportunidade que Deus nos deu para aprender mais sobre Ele e nos fortalecer.

PASSANDO POR ARAPIRACA

"Viajar é estar aberto ao novo, aos outros e a ver a vida com outros olhos" Cristiane Galvão


No carnaval fomos para Arapiraca no agreste alagoano, quase começo do sertão.
 

Arapiraca é a principal cidade do Agreste Alagoano com aproximadamente 210.447 habitantes, é atualmente a segunda cidade mais populosa do estado depois de Maceió, a qual se distancia 128 quilômetros. 


É conhecida como a "Capital do Fumo" por ser o maior produtor de fumo do país.
 


Arapiraca é o nome de uma árvore da família das Leguminosas Mimosáceas - uma espécie de angico branco muito comum no Agreste e no Sertão.

Cidade esparramada, muito quente durante o dia, mas como está na serra, a noite refresca bem. Apesar dos seus 210 mil habitantes quase não tem prédios e a cidade tem aparência de cidade pequena.